Comitês estaduais contra dengue serão criados até dia 30

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Até o próximo dia 30, todos os estados brasileiros deverão criar comitês estaduais de combate à dengue. Ceará, Bahia, Espírito Santo e Pará já instalaram os seus.

A medida é uma orientação do Comitê Nacional de Mobilização Social contra a Dengue, que foi implantado ontem pela Fundação Nacional de Saúde, com a meta de reduzir a 50% o número de casos da doença em 2003, na comparação com 2002.

Somente este ano, já foram registrados mais de 600 mil casos da doença, sendo a maioria no Rio de Janeiro (260 mil) e Pernambuco (130mil), segundo o Ministério da Saúde.

A primeira ação dos núcleos será organizar o Dia Nacional de Combate à Dengue, em 23 de novembro.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Mauro Ricardo, a expectativa é de que, nesse dia, todas as pessoas façam uma inspeção na própria residência para identificar e eliminar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti.

"É impossível o poder público estar presente em todas as unidades residenciais. É preciso que cada um faça sua parte", disse.

O comitê vai tentar difundir a seguinte idéia: "Dengue. O problema é de todos, a solução também".

A tentativa de conscientizar a população é porque, segundo dados do Ministério, 90% dos focos do mosquito da dengue estão nos domicílios.

Ainda de acordo com dados oficiais, hoje 5% dos imóveis no Brasil estão infestados com o mosquito.

"Nosso objetivo é reduzir a 1%.Também queremos reduzir a 1% o número de óbitos por dengue no País", complementou Mauro Ricardo.

O presidente da Funasa informou, ainda, que do total de R$ 1,03 bilhão liberados para o Programa Nacional de Controle da Dengue, R$ 25 milhões serão investidos na mobilização organizada pelo Comitê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.