Fórum de Microempresa discute formas de promover o desenvolvimento de pequenos negócios

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Teve início nesta segunda-feura, no Centro de Convenções RioCentro, Rio de Janeiro, o V Fórum de Microempresa. O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sebrae, o Banco do Nordeste e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Até a quarta-feira (11), cerca de 1,2 mil participantes estarão discutindo as formas de promover o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil e nos países da América Latina e do Caribe.

A abertura do V Fórum da Microempresa contou com as presenças da governadora do Rio, Benedita da Silva, dos ministros do Planejamento, Guilherme Dias, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, do presidente do BID, Enrique Iglésias, do presidente do Sebrae, Sérgio Moreira, entre outras autoridades.

O incentivo ao microcrédito como forma de reduzir a pobreza e gerar riquezas foi destacado na abertura do 5º Fórum Interamericano da Microempresa. "Os governos têm de estimular a criação de novas entidades de microcrédito no continente", afirmou Enrique Iglesias, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos promotores do evento.

O presidente do BID elogiou países como o Brasil que vem dando apoio à expansão do setor para gerar novos postos de trabalho. Mas alertou que essa tarefa deve ser atribuída principalmente às organizações da sociedade civil. "O mais importante é que os governos legitimem e regulamentem a atividade do microcrédito", acentuou Iglesias.

Na opinião do presidente do BID, os responsáveis por empreendimentos de pequeno porte não devem ser chamados de micro ou pequenos empresários. "São empresários que lutam por sobrevivência como todos os outros", destacou ele.

Na sua exposição, o presidente do Sebrae, Sérgio Moreira , ressaltou que o governo federal já adotou medidas favoráveis ao segmento. "Uma delas foi a criação do regime especial de tributação chamado de Simples, que permitiu a formalização do emprego de 3,8 milhões de pessoas. Outra foi a aprovação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa", disse.

Em pronunciamento gravado, o presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que as microempresas são fundamentais para o desenvolvimento do país. "O interessante é que as micro e pequenas empresas estão agora se voltando para a exportação", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.