Reitor agradece intervenção da AGU que impediu sua prisão no Piauí

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

Brasília - O reitor da Universidade Federal do Piauí, Pedro Leopoldino Ferreira Filho, enviou um ofício ao procurador-chefe da União no Piauí, Adelman de Barros Villa Júnior, para agradecer as providências tomadas pela Advocacia Geral da União, que impediram a sua prisão determinada pelo juiz da 1a. Vara do Trabalho de Terezina, Paulo Barbosa do Santos. O juiz alegava que o reitor havia descumprido decisão judicial que mandava reajustar o salário dos funcionários da universidade em 84,32%, com base no Plano Collor.

“Com efeito, inobstante esta reitoria tivesse cumprido, a seu nível, a mencionada decisão, por força dos mandados de cumprimento, o seu titular passou pelo vexame de ter prisão decretada, duas vezes, e, não fora a sua competente e oportuna interferência, ter-se-ia consumado com graves repercussões ao andamento das atividades desta universidade”, disse o reitor num trecho da carta.

A pedido da AGU, o desembargador Ítalo Mendes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a. Região (DF) concedeu um habeas corpus que não foi cumprido imediatamente pelo juiz trabalhista Paulo Barbosa do Santos. A AGU representou contra o juiz no Ministério Público Federal e o desembargador confirmou sua decisão solicitando o imediato cumprimento do habeas corpus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.