Em Bom Jardim

Justiça determina implantação de gratificação para professor

O processo movido pelo educador tem o objetivo de fazer cumprir artigo previso no Plano de Cargos, Carreiras, e Remuneração do Magistério.

Imirante.com, com informações da CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Município de Bom Jardim sustentou que o educador não preenche os requisitos para a concessão da gratificação por titulação.
Município de Bom Jardim sustentou que o educador não preenche os requisitos para a concessão da gratificação por titulação. (Foto: Divulgação)

BOM JARDIM - A Prefeitura de Bom Jardim deve implantar uma gratificação de 10% no vencimento básico de um professor do Município. A determinação se deu por meio de sentença proferida pelo magistrado Bruno Barbosa Pinheiro, titular da Comarca de Bom Jardim, em processo movido pelo educador com o objetivo de fazer cumprir artigo previso no Plano de Cargos, Carreiras, e Remuneração do Magistério.

Leia também:

Teto de escola desaba, em Bom Jardim

Identificado corpo de idoso encontrado morto em Bom Jardim

Na Ação de Obrigação de Fazer, ajuizada junto ao Judiciário, o professor cobra a implementação do benefício previsto no Artigo 41, inciso I, da Lei Municipal n.º 561/2012, que rege o plano de cargos. “Fica instituído o Incentivo à qualificação, calculados sobre o vencimento básico do servidor, nos seguintes percentuais: I. 10% (dez por cento), para os portadores de certificados de cursos de atualização profissional na área de atuação, para os servidores de nível médio e superior que somados resultem carga horária mínima de 300 (trezentas) horas, tendo como data de validade para tais as dos últimos 5 (cinco) anos”, alega.

Citado, o Município de Bom Jardim sustentou que o educador não preenche os requisitos para a concessão da gratificação por titulação, já que, segundo a defesa, o curso cujo diploma foi apresentado não possui validade pelo Ministério da Educação (MEC).

Na análise do caso, o julgador verificou que o autor preencheu os requisitos para a implantação do benefício de gratificação. “O requerente junta diploma de graduação e licenciamento em História, cuja carga horária é de 3.080 horas/aula, assim comprovada mediante cópia do diploma que o autor concluiu o curso em questão, vê-se que resta provado o preenchimento dos requisitos para a concessão da gratificação por titulação”, discorre o magistrado do documento decisório.

O pagamento da gratificação deverá ser calculado retroativamente ao mês de setembro de 2017, data do pedido em âmbito administrativo, junto à Secretaria de Educação de BomJardim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.