Fiscalização

MP-MA firma TAC para regularizar comércio de gás

A multa prevista para o caso de descumprimento do TAC é de R$ 1 mil.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Arte: Maurício Araya / Imirante.com)

BEQUIMÃO - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da Promotoria de Justiça de Bequimão, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas revendedoras do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para disciplinar o funcionamento do comércio no município. Termo foi firmado no dia 18 de dezembro.

O TAC foi elaborado após a promotora de justiça Rita de Cássia Pereira Souza realizar uma reunião, no dia 11 de dezembro, com distribuidores e com um representante do Corpo de Bombeiros.

Dentre os compromissos assumidos pelas empresas está o de garantir a não comercialização GLP a estabelecimentos que não estejam em condições de armazenar o produto e o de obter todas as licenças e autorizações legalmente exigíveis pelo Corpo de Bombeiros, no prazo máximo de 90 dias, e pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), no prazo máximo de nove meses.

As compromissárias obrigam-se, ainda, a recolher, no prazo máximo de 60 dias, nos estabelecimentos localizados na zona urbana, todos os botijões distribuídos em locais não adequados, conforme a Portaria nº. 297- ANP, a Resolução nº. 5/2008-ANP e a NBR 15514 ABNT.

A multa prevista para o caso de descumprimento do TAC é de R$ 1 mil, sem prejuízo das sanções civis, administrativas e criminais cabíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.