Povoado Mandacaru

Alunos de povoado em Barreirinhas esperam entrega de escola há dois anos

O secretário de Educação informou que a obra da escola já foi retomada.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

BARREIRINHAS – Uma obra de uma escola que já se arrasta há quase dois anos tem causado revolta em pais de alunos do povoado Mandacaru, no município de Barreirinhas. A reclamação é da internauta Priscila Araújo, que afirma que a obra parou há cinco meses.

Segundo ela, o povoado conta com uma escola que funciona em quitinetes. Outra reclamação é sobre a falta de uma creche na região.

 Com o atraso na obra, crianças estudam em condições precárias. Foto: Priscila Araújo/WhatsApp (99209-2383).
Com o atraso na obra, crianças estudam em condições precárias. Foto: Priscila Araújo/WhatsApp (99209-2383).

O secretário de Educação do município de Barreirinhas, Junior Lobo, esclareceu ao Imirante.com, nessa quarta-feira (30), que a obra, relativa a uma escola com seis salas no povoado, já foi retomada. Ela teve início em outubro de 2014, mas ficou parada porque uma das empresas que venceu a licitação não cumpriu o cronograma.

Relembre: Crianças estudam em casebre de barro e palha, em Peritoró

Os recursos são procedentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). De acordo com o secretário, o não cumprimento dos prazos por parte da empresa acabou levando ao bloqueio do repasse de verba. “Há cerca de 20 dias o nosso PAR foi liberado e recomeçamos a receber os repasses e, consequentemente, pagar as empresas. As obras, portanto, já foram reiniciadas”, explicou por e-mail.

Ele negou que os alunos estejam tendo aulas em quitinetes. Mas admitiu que parte dos alunos do povoado estuda em um prédio com estrutura precária. A previsão para que recebam salas de aula adequadas é para o mês de agosto.

Com relação a falta de creches, o secretário pretende tomar providências. “Incluiremos no novo PAR a solicitação de creches para os povoados Mandacaru, Varas e Sobradinho”, afirmou.

 Obra foi iniciada há quase dois anos. Foto: Priscila Araújo/WhatsApp (99209-2383).
Obra foi iniciada há quase dois anos. Foto: Priscila Araújo/WhatsApp (99209-2383).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.