Resgate

Reféns em aldeia indígena no MA são resgatados

Desde o início de sábado, a equipe do Ministério da Saúde foi feita refém próximo a Barra do Corda.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

BARRA DO CORDA - Mantidos como reféns desde o início da manhã deste sábado (20), o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, acompanhado de um membro da Fundação Nacional do índio (Funai), outro da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e uma jornalista foram liberados por volta das 16h30, em uma operação realizada pelo Exército e pela Polícia Civil.

Os quatro foram mantidos reféns de uma comissão indígena nas proximidades da Aldeia Pé de Galinha, localizada a 30 km do município de Barra do Corda. Segundo informações do delegado Alexsandro Passos Dias, da Regional de Barra do Corda, em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro, no Programa Rádio Patrulha da Rádio Mirante AM, a equipe tinha ido ao local para realizar a entrega de três ambulâncias da Funasa para a comunidade e cerca de 200 índios de outras aldeias foram ao local e protestaram bloqueando a estrada que dá acesso à aldeia.

O Exército, que realiza uma ação de combate ao desmatamento nos municípios de Buriticupu (MA) e Zé Doca (MA), foi acionado pelo Ministério da Saúde. Em seguida, acompanhados do delegado Alexsandro, os soldados foram até a aldeia utilizando o helicóptero do Exército.

De acordo com o delegado, o resgate foi realizado de forma tranquila e ninguém foi detido. Ele disse, ainda, que havia mais 16 indígenas mantidos reféns, que não teriam aceitado o resgate, dizendo que negociariam com a comissão que os mantinha reféns no local. Ninguém sofreu violência física. Os motivos da manifestação dos indígenas ainda não foram esclarecidos.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.