Alerta

Bombeiros lutam contra aumento das queimadas no interior do Maranhão

No mês de julho, o crescimento de focos de incêndio foi de 73,5%.

Imirante.com, com informações do G1 Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Cresce número de incêndios no interior do Maranhão.
Cresce número de incêndios no interior do Maranhão. (Divulgação / Corpo de Bombeiros)

BALSAS - Mais de mil homens do Corpo de Bombeiros estão trabalhando em um campanha no interior do Maranhão que visa apagar focos de incêndio, que já cresceram 73,5% apenas no mês de julho. A campanha "Maranhão sem queimadas" vai até 30 de novembro e tem como alvos as regiões dos municípios de Balsas e Mirador, que registraram o maior número de focos de incêndio em 2020.

De acordo com o major Felipe Silva, do Corpo de Bombeiros, as principais causas para as queimadas no Maranhão são naturais, por causa do clima quente, e a ação criminosa do ser humano. "Natural por causa da baixa umidade do ar, altas temperaturas, vegetação seca e irradiação solar. Por ação do homem, pois alguns ainda não tem os cuidados devidos com limpeza de terreno e lançam ainda pontas de cigarro, e às vezes garrafas de vidro, na vegetação seca, o que, com a irradiação solar, faz a vegetação pegar fogo em condições favoráveis de temperatura, pressão e umidade do ar", disse o major, em entrevista ao G1 Maranhão.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, ao todo, foram 1871 focos de incêndio nos biomas cerrado, caatinga e amazônia, enquanto em 2019 ocorreram 1078 focos de queimadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.