Oito já foram presos

Polícia continua investigando roubo de soja no Sul do Maranhão

A polícia já sabe que empresas do Piauí participavam do esquema.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Mirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Reprodução/Internet)

BALSAS – Depois de prender oito pessoas e apreender cinco caminhões carregados de grãos, a Polícia Civil continua investigando o roubo de cargas de soja na Região Sul do Maranhão. A polícia já sabe que empresas corretoras de grãos do Estado do Piauí participavam do esquema. Transportadoras também estão sendo investigadas.

A polícia, também, acredita no envolvimento de mais pessoas e que o prejuízo para os produtores é muito maior. Até agora, 300 toneladas de soja foram recuperadas. Pelas investigações da polícia, três grandes fazendas de plantio de grãos da Região Sul estavam sendo prejudicadas com o esquema de desvio de cargas, que já vinha sendo feito desde o ano passado.

“Um funcionário da fazenda nos confidenciou que esse esquema conseguiu desviar carga integral, não só o sobrepeso. Pelo menos em duas oportunidades, eles desviaram a carreta fechada. Então, é muito maior do que a gente imaginava no primeiro momento. Só na fazenda dele, foram desviadas 35 toneladas por semana desde o ano passado, quando a produção ainda era de milho”, disse o delegado regional de Balsas, Fagno Vieira.

Entenda o caso

Uma operação da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que atuava no roubo de soja na região Sul do Maranhão. Oito pessoas foram presas, e cinco caminhões, apreendidos na ação policial. O esquema, segundo a Polícia Civil, era todo dividido e funcionava da seguinte forma: o funcionário da fazenda que controlava a balança colocava toneladas a mais nos caminhões. Os caminhoneiros faziam o transporte da carga e desviavam a rota para transferir o excesso para outro caminhão.

A carga desviada era levada para o Estado do Piauí e entregue ao receptador. A cada viagem, 35 toneladas de soja eram desviadas. A polícia conseguiu desarticular o esquema por meio de uma informação durante a Operação Maranhão Seguro, que tem o objetivo de combater assaltos a bancos e explosões de caixas eletrônicos.

Os presos foram autuados em flagrante e responderão pelos crimes de receptação e associação criminosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.