Abuso sexual infanto-juvenil

Justiça realiza projeto Denunciar é Proteger em Balsas

A ideia é alcançar os cerca de 2.300 professores da rede pública de ensino, que totaliza 74 escolas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Reprodução)

BALSAS – A 3ª Vara da Comarca de Balsas realiza, na próxima segunda-feira (18), na Igreja Assembleia de Deus, no povoado Aldeia, o projeto Denunciar é Proteger. Direcionada aos professores da rede pública de ensino, a iniciativa, tem por objetivo o enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil.

A ideia é alcançar os cerca de 2.300 professores da rede pública de ensino, que totaliza 74 escolas. Inicialmente serão contempladas as escolas da zona rural do município. Além disso, o projeto visa a dar maior visibilidade ao tema no ambiente escolar, sensibilizando a comunidade docente quanto à criminalização do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O projeto quer auxiliar os professores na identificação de sinais que sugiram a prática de violência sexual estimulando os educadores quanto ao registro de denúncias dos casos identificados, a fim de que os agressores sejam responsabilizados. A iniciativa busca, ainda, prevenir a ocorrência e reincidência do crime.

Durante o evento, a juíza titular da vara, Nirvana Maria Mourão, e a equipe formada pela psicóloga Mônica Leite e pela assistente social Ana Sheila Muniz abordarão para os educadores de escolas da zona rural os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da violência sexual.

A Polícia Civil também participa da palestra expondo sobre o papel da instituição a partir das denúncias efetivadas.

O evento marca a realização do projeto em Balsas. Iniciado em 2014, o Denunciar é Proteger foi realizado em Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras, reunindo nos encontros, aproximadamente, 350 professores. Em Balsas, o projeto se estende até 2016.

As próximas edições do projeto estão agendadas para os dias 8 e 19 de junho, sempre às 8h30, respectivamente nos povoados de Rio Coco e Santa Luzia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.