Acidente

Morre jovem de 21 anos após desabamento de ponte Metálica em Bacabal

Vítima foi identificada como Paulo Henrique Neves Galvão; ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Imagens mostram pessoas nadando para se salvar após o desabamento da ponte.
Imagens mostram pessoas nadando para se salvar após o desabamento da ponte. (Foto: reprodução / Redes Sociais)

BACABAL – Foi confirmada, na manhã desta segunda-feira (5), a morte de um jovem, identificado como Paulo Henrique Neves Galvão, de 21 anos, após o desabamento da ponte Metálica sobre o rio Mearim, na cidade de Bacabal, distante 246 km de São Luís, na tarde desse domingo (4).

Entenda o caso:

VÍDEO: ponte metálica desaba e deixa feridos em Bacabal

A ponte corta o trecho do rio Mearim que passa por Bacabal. A estrutura servia para o tráfego de pedestres, ligando o bairro o Trizidela ao Centro da cidade.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, muitas pessoas estavam em cima da ponte. Quatro pessoas foram encaminhadas ao hospital com escoriações leves.

Paulo Henrique Neves sofreu lesões graves internas, chegou a ser encaminhado ao hospital, mas morreu durante um procedimento cirúrgico.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) em Bacabal, capitão David Rerison, até o momento, não há nenhum registro de pessoas desaparecidas após o desabamento da ponte. Entretanto, o comandante afirmou que durante esta segunda-feira as buscas serão continuadas, a fim de localizar possíveis novas vítimas.

“Nós vamos fazer uma varredura no local para constatar, realmente, como se deu a dinâmica do acidente, e estamos juntos com a Defesa Civil estadual que veio também para nos dar apoio”, disse o comandando de CBMMA.

Por meio de nota, o CBMMA informou que está com uma equipe técnica no local realizando um laudo para identificar as causas do desabamento.

Leia a nota na íntegra:

"O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que, por volta das 15h de domingo (4), o 6º BBM foi acionado para atendimento de ocorrência de desabamento da ponte metálica no município de Bacabal.

Quatro pessoas foram resgatadas do acidente e levadas para o Hospital sendo que uma delas morreu.

O CBMMA permanece realizando buscas na área e, até o momento, não há registros de desaparecidos.
Por fim, a Corporação informa que a Defesa Civil está com uma equipe técnica no local realizando um laudo para identificar as causas do desabamento."

Por meio de nota, a prefeitura de Bacabal informou que durante o primeiro mandato do atual gestor a obra passou por reforma, sendo que o processo de revitalização envolveu o reforço das peças da estrutura que apresentavam corrosão, reforço e substituição das peças de madeira da estrutura do piso, e o jateamento de toda a estrutura metálica com granalha de aço e pintura epóxi, previamente à aplicação da pintura final.

Leia a nota da Prefeitura de Bacabal na íntegra:

A propósito do grave acidente ocorrido ontem, 04 de abril de 2021, que sinistrou a passarela, obra conhecida como Ponte Metálica, a Prefeitura Municipal de Bacabal esclarece que:

1 - A obra vítima do sinistro teve sua construção iniciada no final da década de 1990, do século passado, tendo suas pilastras sido erguidas, sofrendo paralisação por cerca de 05 anos;

2 – Sua reconstrução foi retomada em meados dos anos 2000, com conclusão e entrega a comunidade no mesmo período;

3 – Durante o primeiro mandato do atual gestor a obra passou por reforma, sendo que o processo de revitalização envolveu o reforço das peças da estrutura que apresentavam corrosão, reforço e substituição das peças de madeira da estrutura do piso, e o jateamento de toda a estrutura metálica com granalha de aço e pintura epóxi, previamente à aplicação da pintura final;

4- A Prefeitura Municipal de Bacabal, por meio da Câmara Municipal de Bacabal e do vereador Dedê da Trizidela, já haviam solicitado ao Corpo de Bombeiros análise sobre a interdição da passarela metálica;

5 – A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo tem agendado em seu cronograma de eventos e obras para o ano corrente nova revitalização da obra sinistrada, que seria realizada no segundo semestre do ano corrente;

6 – A Prefeitura Municipal de Bacabal lamenta, profundamente, o ocorrido, ao mesmo tempo em que se coloca a disposição das autoridades legalmente constituídas no sentido de colaborar com a firme e justa apuração dos fatos;

7 – A Prefeitura Municipal de Bacabal lamenta, também, pelo óbito do jovem Paulo Henrique Neves Galvão ocorrido em razão do sinistro, informando que tomou todas as providências cabíveis no sentido de amenizar a dor dos familiares das vítimas, muito especialmente da família do honrado jovem vítima fatal do lamentável fato. Bacabal – MA.

05 de abril de 2021.

*Matéria atualizada às 13h55 para acréscimo da nota do CBMMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.