Atentado

Quilombola baleado em Arari irá para programa de proteção

José Lopes e a sua neta, de 10 anos, foram baleados na comunidade Cedro, na noite da segunda-feira (3).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h41
A comunidade Cedro, em Arari, onde ocorreu a tentativa de homicídio
A comunidade Cedro, em Arari, onde ocorreu a tentativa de homicídio (Divulgação)

ARARI - A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) afirmou que o quilombola José Francisco Lopes Rodrigues, de 55 anos, vai ser encaminhado para análise dos programas de proteção. Ele e a sua neta, de 10 anos, foram vítimas de tentativa de homicídio durante a noite de segunda-feira (3), na comunidade Cedro, em Arari, distante 168 km da capital.

De acordo com a Sedihpop, o quilombola passou por tratamento cirúrgico em um hospital da capital, segue internado, mas apresenta quadro estável e, logo que, receber alta médica vai ser encaminhado para análise dos programas de proteção.

A criança não veio para São Luís para acompanhamento médico em razão do estado de saúde ser considerado menos grave e está estável. Ainda na manhã de quarta-feira (5), a Sedihpop enviou ao município de Arari uma equipe do Núcleo de Proteção a Pessoa Ameaçada e pela Coordenação de Prevenção aos Conflitos no Campo e na Cidade para ouvir testemunhas e acompanhar o trabalho investigativo da Polícia Civil.

Crime

A tentativa de homicídio está sendo investigada pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Arari. Segundo a polícia, homens, não identificados, invadiram a comunidade Cedro portando arma de fabricação caseira. José Lopes foi baleado nas costelas, enquanto, a sua neta sofreu lesões na perna esquerda. Os dois foram levados, primeiramente, para o hospital da cidade.

No dia 5 de janeiro do ano passado, a polícia registrou dois casos de assassinatos nessa comunidade quilombola. As vítimas foram pai e filho, identificados como Celino Fernandes e Wanderson de Jesus Rodrigues Fernandes. De acordo com a polícia, eles foram mortos a tiros na frente da família por pistoleiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.