Desenvolvimento Social

Ações para povos indígenas serão realizadas em Arame

As ações são para garantir políticas públicas voltadas para os povos indígenas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
As atividades são voltadas para os povos indígenas Guajajara da terra indígena Araribóia.
As atividades são voltadas para os povos indígenas Guajajara da terra indígena Araribóia. (undefined)

ARAME – Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar gestores públicos e demais agentes sociais para a implementação de políticas públicas voltadas para os povos indígenas, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com outras instituições, realizará diversas ações socioeducativas e informativas para os povos indígenas da região de Arame.

A iniciativa é um retorno às demandas dos povos indígenas Guajajara, da terra indígena Araribóia, apresentadas pela Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima) e do Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas (FETCSPP).

A programação será iniciada na próxima terça-feira (26), na sede do município, com a realização de oficinas voltadas para profissionais de saúde, educação e assistência social sobre atendimento aos povos indígenas; e reuniões de sensibilização e mobilização com gestores públicos, entre eles prefeito, secretários municipais, vereadores e conselheiros.

Paralelamente, nos dias 26 e 27, serão realizadas atividades de saúde na aldeia Zutiua, na TI Araribóia, emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Indígena), e busca ativa para o Cadastro Único.

“A intenção, é que a partir desta experiência, os governos constituídos possam dar continuidade a esse trabalho conjunto nos demais municípios, que tenham população indígena”, afirmou a secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida.

Na terça-feira (27), também será realizado o Encontro com Gestores Públicos e Lideranças Indígenas sobre Políticas Públicas para povos Indígenas na sede no município de Arame. A atividade será iniciada com o painel “Povos indígenas: sujeitos de direitos” com a participação da Coapima, Cimi e lideranças indígenas.

Posteriormente, será realizado o painel “Políticas públicas para povos indígenas”, no qual secretarias estudais e órgãos como Funai e Sesai poderão destacar ações que estão realizando e que realizarão para estes povos.

À tarde, haverá a ação “Construção de agenda de compromissos com povos indígenas”, em que serão realizados grupos de trabalho com temáticas específicas como saúde e meio ambiente, educação indígena, cultura, esporte, agricultura, assistência social e Direitos Humanos para elaboração de propostas que atendam as demandas indígenas em cada área.

Na programação de quinta-feira (28), serão realizadas oficinas com os temas “Educação ambiental e proteção territorial”, “Aptidões, potencialidades e inclusão produtiva”, “Diretrizes Curriculares Nacionais para educação escolar indígena” e “Participação e controle social”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.