Recomendação

MP-MA recomenda anulação de contratações temporárias em Apicum-Açu

Vagas resultantes devem ser ocupadas por candidatos aprovados e excedentes do concurso público realizado pelo Município em 2012.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
O município de Apicum-Açu localiza-se a 527Km de São Luís.
O município de Apicum-Açu localiza-se a 527Km de São Luís. (Reprodução/Internet)

APICUM-AÇU - O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou, em 16 de maio, Recomendação à Prefeitura de Apicum Açu, solicitando a nomeação dos candidatos aprovados e excedentes do concurso público realizado pelo Município em 2012. O objetivo é a ocupação das vagas resultantes da substituição gradual, em 30 dias, das contratações temporárias e/ou precárias firmadas pela administração municipal.

No documento, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Bacuri (da qual o município é termo judiciário), Rodrigo Alves Cantanhede, requer, ainda, a anulação das 535 contratações temporárias para o cargo de professor, feitas com base na Lei Municipal nº 238/2016, aprovada em março deste ano.

Segundo o promotor de justiça, a prefeitura contratou, por tempo determinado, um grande número de profissionais, o que demonstra a necessidade e a disponibilidade orçamentária do Município.

Prazo Exíguo

O período entre a submissão do projeto da Lei nº 238/2016 e o prazo final para inscrição no processo seletivo realizado para as contratações temporárias foi de somente três dias (entre 13 e 16 de março).

Para o representante do MPMA, o fato demonstra a falta de ampla divulgação e do acesso igualitário de todos os candidatos ao certame, violando os princípios da publicidade, isonomia e impessoalidade da Administração Pública.

Outro pedido é a realização de novo processo seletivo para os cargos não providos pelas nomeações dos aprovados no último concurso da administração municipal. As contratações resultantes do certame devem ser efetivadas em até três meses antes das eleições, como determina a Lei 9.504/97, de 30 de setembro de 1997.

Pela Recomendação, até que ocorra o novo processo seletivo, devem ser mantidas somente as contratações temporárias referentes às atividades indispensáveis à continuidade dos serviços públicos essenciais de Apicum-Açu.

O Ministério Público pede, ainda, o encaminhamento dos documentos que comprovem o atendimento à Recomendação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.