Depois de combate à incêndio

Bombeiros serão homenageados por atuação no incêndio na Terra Indígena Araribóia

Foram enviados à reserva 124 homens da tropa maranhense.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação )

MARANHÃO – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão será homenageado pelos serviços prestados no combate a incêndios na reserva indígena de Araribóia, no município de Amarante, sudoeste do Maranhão. Os oficiais serão condecorados com o Certificado de Honra ao Mérito.

“Muito nos orgulha esse reconhecimento e ainda mais, sabermos que cumprimos nosso dever de salvar vidas”, declarou o coronel Célio Roberto, ao explicar que este foi o maior incêndio florestal registrado em uma reserva indígena.

Foram enviados à reserva 124 homens da tropa maranhense, que passaram mais de 50 dias nas terras indígenas, entre os meses de setembro e outubro. Na tentativa de contenção da queimada na área, trabalhavam, em média, 10 horas por dia em temperatura acima dos 40 graus.

“Um trabalho difícil, mas gratificante pois conseguimos controlar o incêndio e constatamos que não haveria mais riscos de propagação do fogo”, disse o comandante. Ele explica que o resultado positivo foi fruto de ação direta sobre os focos que ainda surgiam, a fim de prevenir novas incidências.

“O principal objetivo foi a garantia da assistência às famílias vítimas, além de prestar apoio ao governo federal nas aldeias atingidas. Tentamos minimizar as dores desta população com as perdas decorrentes dos incêndios. Sabemos que não podemos confortar a todos, mas nos solidarizamos com a dor destas comunidades”, ressaltou Célio Roberto.

A força-tarefa dos bombeiros foi acionada para atuar em caráter emergencial, com fins a desempenhar ações pela garantia da segurança dos indígenas e na preservação ambiental. A ação foi reforçada com a atuação da equipe de técnicos do governo. Os bombeiros realizaram visitas às aldeias e tiveram boa interação com a comunidade indígena.

Resultado deste vínculo de amizade será a presença de 20 caciques de diferentes tribos prestigiando a homenagem aos bombeiros. Em fevereiro de 2016, a equipe volta à reserva para capacitar os indígenas nas técnicas da queimada controlada.

Por causa do incêndio, foi decretada situação de emergência em onze aldeias da Terra Indígena Araribóia. Também participaram da ação, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA e o 51º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz (50 BIS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.