Terra Indígena Araribóia

Ibama recebe ajuda do Chile para combater fogo em terra indígena

A Força Área Chilena trouxe sete mil litros de um produto químico que potencializa a ação da água.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Mirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
 O produto foi trazido em um avião da Força Área Chilena. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
O produto foi trazido em um avião da Força Área Chilena. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

AMARANTE – O Ibama recebeu ajuda do governo chileno para combater o incêndio na Terra Indígena Araribóia. Chegaram a Imperatriz, trazidos pela Força Área Chilena, sete dos 20 mil litros de um produto químico que potencializa a ação da água no combate ao fogo que há 40 dias destrói a floresta na terra indígena.

Essa foi a primeira entrega do material enviado pelo governo chileno. A colaboração entre os dois países visa conter as chamas que, segundo o Ibama, já destruíram quase 40% dos 140 mil hectares de florestas amazônica, no Sudoeste do Maranhão. Até a próxima terça-feira devem chegar mais dois carregamentos.

Com o produto enviado pelo governo chileno, a partir desta segunda-feira, o combate ao incêndio na Terra Indígena Araribóia entra em uma nova fase para as frentes de combate ao incêndio.

“É um retardante que potencializa o poder da água no combate a o fogo. Se necessário também a gente vai jogar com os helicópteros, que já estão disponíveis aqui. Nós também temos piscinas que podem ser carregadas de água e usadas no combate ao incêndio”, disse Márcio Youle, coordenador da Operação de Combate ao Incêndio.

 Ao todo, serão 20 mil litros de produtos químicos. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Ao todo, serão 20 mil litros de produtos químicos. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

São mais de 200 brigadistas trabalhando na missão e o número tende a aumentar. O fogo ameaça os índios guajajaras, gaviões e awá-guajás. As altas temperaturas e o vento na região têm dificultado o controle das chamas

Crime

Além da tragédia ambiental, a Polícia Ambiental também investiga uma emboscada que vitimou o chefe da fiscalização do Ibama. Roberto Amaral levou um tiro no braço. A suspeita é que o crime tenha sido cometido por madeireiros que atuam irregularmente na região. Roberto recebeu os atendimentos médicos e passa bem.

“Há uma relação entre as duas atividades, o incêndio e a atuação dos madeireiros na região. Temos a frente de brigadas atuando no combate ao incêndio e outra atuando nas fiscalizações que atua nos casos de roubos de madeiras. Esse caso de tentativa de homicídio só vem reforçar nossa ação”, afirmou Roberto Cabral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.