Amarante

Amarante: força-tarefa tenta controlar incêndio em reserva indígena

Cerca de 120 homens atuam no local, entre brigadistas civis e militares.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação )

AMARANTE – Uma força-tarefa realizada pelos bombeiros, Ibama, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e Grupamento Tático Aéreo (GTA) atua no combate ao incêndio florestal na Reserva Indígena dos Araribóias, que abrange os municípios de Arame, Grajaú, Santa Luzia, Bom Jesus das Selvas, Amarante e Buriticupu.

São cerca de 120 homens atuando no local, entre brigadistas civis e os militares. Para controlar as chamas, os bombeiros utilizam materiais e equipamentos operacionais, como bombas costais, abafadores e contam com a ajuda de um helicóptero do GTA.

Desde o mês de setembro, equipes de militares deflagraram uma operação em toda região para evitar que as chamas se propaguem e atinjam as aldeias e comunidades indígenas daquela área, principalmente, Awá-guajás, que ainda vivem isolados e sem contato com o homem.

Na semana passada, os trabalhos foram ampliados com o envio de mais tropas de militares de São Luís e Imperatriz para o local. “Nosso efetivo tem atuando conjuntamente com outros órgãos e instituições desde setembro, principalmente, nas áreas de maior incidência de focos de incêndio, que acabam se propagando devido aos ventos fortes, vegetação seca e o período de estiagem”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, coronel Célio Roberto.

As ações também consistem em garantir a integridade e a vida das famílias indígenas que residem na região. Os serviços estão concentrados em uma área de incêndio que atinge uma extensão de, aproximadamente, 30 km dentro da reserva.

Não há previsão de encerramento da operação, pois o parque ambiental é extenso e de difícil acesso. O objetivo é extinguir as chamas para que não haja riscos às tribos. A Reserva Indígena Araribóia tem 413.000 hectares, sendo habitada por 10 mil Guajajaras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.