Protesto

Índios fecham estrada e apreendem veículos em Amarante

O protesto dos índios é por melhorias em todas as estradas vicinais das aldeias.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

AMARANTE – Índios da Terra Indígena Governador, em Amarante, interditaram a estrada que dá acesso a aldeia e apreenderam dois caminhões e um trator da empresa que faz o trabalho de recuperação na rodovia que liga o município de Sítio Novo a Amarante. O protesto começou no último sábado.

O protesto dos índios, segundo um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Imperatriz, é por melhorias em todas as estradas vicinais das aldeias que ficam na Terra Indígena Governador. Ainda segundo o representante, os funcionários que estão na aldeia não são mantidos como reféns, mas estão intermediando uma negociação entre os índios e o governo.

Ainda segundo o representante, não há previsão de quando o protesto deve terminar e quando os veículos serão liberados. Ele disse que as negociações com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) devem ser intensificadas nesta quarta-feira, na tentativa de resolver a situação.

Os índios estão firmes no protesto, que segue de forma pacífica. Eles garantem que só vão liberar a estrada e os veículos após representantes das instituições e empresas sentarem à mesa de diálogo na aldeia e apresentarem uma solução para o problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.