Acesso à informação

MP-MA recomenda criação do Portal da Transparência

Manifestação foi formulado pelo promotor Tiago Quintanilha Nogueira.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Arte: Imirante.com)

ALTO PARNAÍBA - A Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Parnaíba expediu recomendação, no último dia 15, ao prefeito Itamar Nunes Vieira e ao presidente da Câmara de Vereadores, Wladimir Brito Rocha, para a promoção da efetiva e correta criação do Portal da Transparência, no prazo de 120 dias. Formulou a manifestação ministerial o promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira.

Na recomendação, foi destacado que o Portal da Transparência é previsto pela Lei Complementar nº 131/09 e pela Lei nº 15.527/11 (Lei de Acesso à Informação), que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Também foi ressaltado que os municípios com menos de 50 mil habitantes (grupo no qual Alto Parnaíba se enquadra) tiveram quatro anos para implementar a ferramenta digital, prazo encerrado em maio de 2013.

O promotor de Justiça ressaltou, no documento, que a Prefeitura de Alto Parnaíba e a Câmara de Vereadores não vêm cumprindo a Lei de Acesso à Informação e não possuem Portal da Transparência adequado.

A recomendação prevê que o portal deve conter, entre outros itens, despesas pagas e receitas arrecadadas; licitações abertas, em andamento e já realizadas; contratos e convênios celebrados; custos com passagens e diárias concedidas; informações sobre servidores municipais; planos de carreiras e estruturas remuneratórias e indicação da última data de atualização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.