Operação Raposa

Foguete nacional com combustível líquido vai ser lançado pela primeira vez em Alcântara

Foguete vai ser lançado em operação inédita, com combustível líquido.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Foguete vai ser lançado em operação inédita, com combustível líquido.
Foguete vai ser lançado em operação inédita, com combustível líquido. (Divulgação / CLA)

SÃO LUÍS – Vai ser lançado nesta sexta-feira (29) o foguete suborbital VS-30, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), durante a Operação Raposa. A atividade coordenada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi iniciada no último dia 12 de agosto em Alcântara.

Em seu 13º voo, o VS-30 – que transporta dispositivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de uma empresa de engenharia – traz como diferencial em sua carga-útil o Estágio Propulsivo a Propelente Líquido (EPL-ME) desenvolvido pela Orbital Engenharia em parceria com o IAE. Com comprimento total de 10,84 metros e massa total de 1,8 toneladas, o foguete levará um GPS de aplicação espacial da UFRN e um dispositivo mecânico de segurança concebido no IAE, denominado Chave Mecânica Acelerométrica (CMA). "Com o sucesso da operação, novas possibilidades de desenvolvimento de motores foguetes a propelente líquido são abertas para aplicação em outros veículos aeroespaciais fabricados no país", afirma o coronel-aviador Avandelino Santana Júnior, coordenador-geral da Operação Raposa.

A previsão é que o VS-30 seja lançado no fim da tarde em direção ao Oceano Atlântico. A Marinha do Brasil atuará no isolamento do tráfego marítimo e na comunicação com os navegantes, bem como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) realiza a interdição do tráfego aéreo na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.