Aeronáutica

Foguete de Treinamento Intermediário é lançado em Alcântara

O lançamento ocorreu às 15h08min (horário de Brasília).

Imirante.com, com informações do CLA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso nesta sexta-feira (9) o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) durante a Operação Águia I/ 2014. O lançamento previsto para ontem teve de ser adiado para hoje devido um problema mecânico no lançador verificado poucos momentos antes do disparo.

 Foto: Divulgação / Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Foto: Divulgação / Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Ainda durante a quinta-feira, a equipe do CLA realizou os reparos necessários, mas com o avançar das horas a janela de lançamento no dia havia sido encerrada, o que levou ao adiamento do lançamento para hoje. “Operações como essas possuem justamente a finalidade de testar todos os meios e manter a operacionalidade das equipes. Nesse sentido, o problema detectado foi importante para que pudéssemos treinar a operacionalidade do Centro em resposta a uma falha identificada na plataforma de lançamento.”, enfatizou o coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA. Além disso, com o lançamento, espera-se obter a certificação e qualificação do foguete junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Com as condições climáticas favoráveis ao longo do dia e os ajustes realizados anteriormente, o lançamento ocorreu às 15h08min (horário de Brasília), seguindo os parâmetros de trajetória previstos.

 Foto: Divulgação / Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Foto: Divulgação / Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A Operação Águia I/ 2014, iniciada no último dia 28 de abril, foi realizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda apoiaram a operação a Marinha do Brasil (MB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aéreas (COMGAR), através da Segunda Força Aérea (II FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) com a participação dos seguintes esquadrões de voo: 1º ETA (aeronave de transporte C-98), 3°/7° GAv (aeronave de patrulha P-95) e 1°/8° GAv (helicóptero H-36).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.