"Operação Águia"

CLA lança, nesta quinta-feira, Foguete de Treinamento Intermediário

Operação visa treinar equipes, além da qualificação e certificação do veículo.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Operação visa treinar equipes, além da qualificação e certificação do veículo.
Operação visa treinar equipes, além da qualificação e certificação do veículo. (Divulgação / CLA)

SÃO LUÍS – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, nesta quinta-feira (8), o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), como parte das atividades da "Operação Águia I - 2014" – que tem como meta treinar equipes e testar meios associados às atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais, além da qualificação e certificação do veículo no Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI). Com 5,51 metros de comprimento e massa total de 490 kg, o veículo tem tempo de voo total de três minutos e 44 segundos, e leva apenas um minuto e cinco segundos para alcançar a altitude máxima.

O FTI é um foguete fabricado pela Avibras Indústria Aeroespacial e integra o “Projeto Foguete de Treinamento” (Fogtrein). Participam da operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Comando-Geral de Operações Aéreas (Comgar).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.