Educação

Programa de Educação Patrimonial realiza visita técnica em Alcântara

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

ALCÂNTARA – Raimundo Su, Mocajituba, Oitiua e Arenhegaua. São estes os povoados do município de Alcântara que receberam a terceira visita técnica do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial do Estado do Maranhão (Profepma), nos dias 6 e 7 de novembro. Foram visitadas as escolas do povoado de Raimundo Su; Governador Newton de Barros Bello; do povoado de Mocajituba, a Unidade Escolar Cidade de Alcântara; do povoado de Oitiua, a Escola Municipal de Caxias; e do povoado de Arenhegaua, a Escola Municipal Dom Pedro II.

Os estudantes destes povoados mostraram suas culturas locais, resgatando as manifestações e brincadeiras que, ao longo do tempo, estão perdendo a sua forma de existir ou, até mesmo, desaparecendo. Uma espécie de feira cultural foi realizada com as tradições dos povoados, por meio de uma mostra culinária que apresentou como é preparado, por exemplo, os pratos de peixe, do sururu, do camarão, da ostra, do caranguejo; além de sobremesas, como bolos e doces, a partir da utilização de frutas nativas, como a juçara. Igualmente, destacaram a utilização de ervas fitoterápicas para o uso medicinal, repassadas das mães para as filhas, cada vez menos utilizadas pelas famílias dos povoados.

Outro trabalho desenvolvido foi a visita às casas de fornos, onde ocorre a produção da farinha, fonte de renda e de alimentação destas comunidades. Com a utilização de palmeiras nativas, abundantes no povoado de Raimundo Su, foram promovidas oficinas para a confecção de produtos artesanais, como tapetes, caixas, cofos, caixotes, arranjos, abanos e jarros, entre outros. Tal oficina foi ministrada por professores e artesãos das comunidades. É válido frisar, ainda, que cada uma destas escolas mostrou, de maneira divertida e didática, a conscientização e a preservação destes ambientes, valendo-se de apresentações teatrais, poesias e cordéis.

Houve, ainda, o lançamento de livros de autoria dos alunos, frutos de pesquisas de campo com fundadores e participantes de manifestações tradicionais dos povoados, como a festa da juçara. Os alunos, por sua vez, pesquisaram sobre esta festa e produziram um livro contando a história da manifestação, além de encenar as transformações, ali ocorridas, até os dias atuais. A Festa de Santa Terezinha, no povoado de Mocajituba, e a Festa de Nossa Senhora da Conceição, no povoado de Arenhegaua, foram apresentadas por meio de relatos de alunos que pesquisaram sobre a origem de tais celebrações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.