Desenvolvimento social

Casas de Alcântara e Icatu recebem banheiros de alvenaria

Foram construídos 100 banheiros residenciais, sendo 48 em Alcântara e 52 em Icatu.

Divulgação/Sedes

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Famílias extremamente pobres dos municípios de Alcântara e Icatu receberam banheiros completos do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). Foram construídos 100 banheiros residenciais, sendo 48 em Alcântara e 52 em Icatu.

A Sedes constrói o banheiro de alvenaria, instalando vaso sanitário com descarga, pia, chuveiro, fossa sanitária com sumidouro, caixa d’água com capacidade para 200 litros, incluindo a canalização da água para o banheiro.

Os banheiros com kits sanitários são destinados às famílias extremamente pobres que moram em casas com cobertura de palha e paredes de adobe e que não possuem banheiro. A ação faz parte do Viva Oportunidades, Programa da Sedes de combate à pobreza e à extrema pobreza no Maranhão, sendo executada pela Gerência de Inclusão Produtiva (GISP), ligada à Sedes.

“A construção de banheiros residenciais com instalação de kits sanitários contribui para a inclusão e promoção da cidadania para famílias fragilizadas pela extrema pobreza e exclusão social no Estado, ajudando essas famílias a viverem em melhores condições sanitárias”, informou o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho.

Os kits sanitários evitam a contaminação dos rios e dos alimentos e aumentam a expectativa de vida das famílias em 20%. Os banheiros são construídos com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). Na construção dos 100 kits sanitários em Alcântara e Icatu foram aplicados R$ 280 mil.

A meta da Sedes é construir mais banheiros residenciais. De acordo com o gestor de Engenharia da Sedes, Raimundo Nonato Cordeiro, os próximos banheiros vão ser construídos com adaptações para facilitar a utilização dos sanitários pelas pessoas com necessidades especiais de locomoção, que usam cadeiras de rodas, como o alargamento da porta e a colocação de barras de apoio.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.