Apreensão

Cinco carretas com madeira ilegal são apreendidas na zona rural de Açailândia

Segundo a PRF-MA, pelo menos quatro suspeitos fugiram por matagal.

Imirante.com, com informações da PRF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Foram contatados os crimes de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.
Foram contatados os crimes de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. (Foto: Divulgação/PRF)

AÇAILÂNDIA – A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) apreendeu nesse sábado (4), por volta das 10h30, cinco carretas carregadas com madeira, que se encontravam em situação irregular.

Durante ronda pelo Km 335 da BR-010, entre Açailândia e Itinga do Maranhão, a equipe de policiais avistou um caminhão saindo de uma estrada que dá acesso ao Povoado 50 Bis, e seguiu logo atrás pela estrada, chegando no Povoado Nova Vitória. Os policiais encontraram carretas paradas que aparentavam transportar madeira serrada.

No mesmo instante, pelo menos quatro homens que se encontravam em um restaurante próximo aos veículos fugiram pelo matagal.

A equipe tentou alcançá-los, porém, sem sucesso. Ao retornar em direção aos caminhões, percebeu que todos encontravam-se com carga de madeira serrada e suas cabines trancadas. Informações deram conta que os veículos estavam parados no povoado há dias.

Após a chegada de apoio da PMMA e do Exército Brasileiro, foi realizada a retirada e apreensão dos veículos e da carga, que foram entregues ao ICMBio em Açailândia.

Foram contatados os crimes de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Combate a crimes ambientais na Região Tocantina

Somente no ano de 2020, a Polícia Rodoviária Federal na Região Tocantina apreendeu 42 (quarenta e duas) carretas transportando um total de 1.265 metros cúbicos de madeira irregular.

Toda essa madeira é suficiente para transbordar uma piscina semi-olímpica, que tem 1.000 metros cúbicos, dividos em 25 metros de comprimento, 20 metros de largura e dois metros de profundidade.

A PRF em todo o Brasil tem intensificado as fiscalizações a veículos de carga, com foco em combater crimes ambientais, visto que quadrilhas especializadas estão atuando no desmatamento das florestas brasileiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.