Minha Casa Minha Vida

Minha Casa, Minha Vida: assinado contrato para reassentamento em Piquiá de Baixo

A assinatura do contrato no Palácio do Planalto dá nova esperança às famílias.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Comunidade quer reassentamento de famílias de Piquiá de Baixo, em Açailândia.
Comunidade quer reassentamento de famílias de Piquiá de Baixo, em Açailândia. (Divulgação / Assessoria )

BRASÍLIA – Na manhã desta sexta-feira (06), duas representantes da Associação de Moradores de Piquiá de Baixo, da cidade de Açailândia, assinaram contrato do projeto de reassentamento, em cerimônia do Programa Minha, Casa Minha Vida Entidades, que ocorreu no Palácio do Planalto, Brasília.

A ida da comunidade à cerimônia marca a sua reivindicação urgente por reassentamento e insiste para que esse direito, garantido após anos de luta, seja assegurado por inteiro e sem demora.

O projeto de reassentamento de Piquiá de Baixo foi o único do Maranhão a ser escolhido pelo Ministério das Cidades, no fim de 2015.

Para Francisca Sousa Silva, a dona Tida, que foi a Brasília representar Piquiá, a ocasião marca o empenho da comunidade. “Hoje, é um dia de grande importância. Depois de uma luta de 8 anos a gente tá assinando um contrato juntamente com a presidente”.

A outra representante da comunidade, Joselma Alves de Oliveira avalia esse momento de vitória como um êxito da sociedade civil organizada. “Ela [sociedade civil organizada] pode chegar muito longe, chegar a realizar o que consideravam só um sonho. A assinatura desse contrato vem para reforçar que se a gente acredita e luta, a gente conquista”.

Na última sexta-feira (29 de abril), a Associação de Moradores de Piquiá de Baixo deu mais um passo no processo de reassentamento com a assinatura junto a Caixa Econômica Federal do projeto urbanístico-habitacional da comunidade.

Sobre o programa

O Programa Minha Casa Minha Vida Entidades foi criado em 2009, a partir de sugestões apresentadas por movimentos sociais, na Conferência Nacional das Cidades. Visa atende famílias organizadas por meio de cooperativas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.