Ação social

Três mil estudantes participam de campanha de combate às drogas

Foram 45 dias de campanha e 16 palestras em 12 escolas públicas.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

AÇAILÂNDIA – Este ano, cerca de 3 mil estudantes participaram das atividades da campanha Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?, desenvolvida pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), desde novembro de 2015, na Comarca de Açailândia, que também abrange os municípios de Cidelândia e São Francisco do Brejão.

Segundo o balanço do MP, durante os 45 dias da campanha, foram proferidas 16 palestras em 12 escolas públicas, incluindo o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A campanha abordou, por meio de palestras em escolas das redes públicas, as consequências negativas do uso de entorpecentes.

Segundo a idealizadora e coordenadora-geral da iniciativa, promotora Cristiane Coelho Maia, a informação é uma ferramenta estratégica para combater o problema. “Ao conhecer os riscos do uso de drogas, os jovens terão convicção para dizer não a essas substâncias”, explica.

Além dos representantes do MP, as palestras na comarca tiveram a participação de um professor da rede pública de ensino, da defensora pública Manuela Correia, do juiz Pedro Guimarães Jr e de quatro representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante as palestras, cinco ex-viciados em drogas, participantes do Projeto Bom Samaritano, que trabalha com programas socioeducativos, deram seus depoimentos sobre as experiências negativas.

Concurso

Além das palestras, as atividades da campanha incluíram um concurso de poesia e redação, que premiou 24 alunos. Os vencedores visitaram a sede do MP em Açailândia para conhecer o trabalho dos promotores de Justiça.

Os estudantes premiados também visitaram a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, onde ouviram depoimentos de presos que praticaram crimes devido ao vício em drogas. As atividades da campanha Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas? continuarão em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.