Pela primeira vez

Açailândia: Conselho Tutelar será formado só por mulheres

Essa é primeira vez que isso acontece na cidade desde que a instituição foi criada.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Mirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

IMPERATRIZ – Criado em 1995, O Conselho Tutelar de Açailândia será, pela primeira vez, formado apenas por mulheres. Na eleição desse domingo (4), os cinco mais bem votados foram mulheres, apenas uma foi reeleita.

Edna Maria se reelegeu com 680 votos e foi a mais bem votada do pleito. Completam a lista: Lusiane Araújo (587 votos); Benilza Oliveira (457 votos); Terezinha Braz (440 votos) e Edna Maria Vaz (434 votos). Ao todo, 26 candidatos disputaram as cinco vagas, apenas nove candidatos eram homens.

Os eleitos, agora, vão passar por capacitação para poder assumir o cargo em janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos. Entre os cinco suplentes,

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que organizou a eleição, 7.172 eleitores compareceram às urnas para elegerem os conselheiros tutelares de Açailândia. A movimentação foi tranquila durante todo o dia nos locais de votação.

A jornada de trabalho de um conselheiro tutelar é de 44 horas semanais, mais regimes de plantão. A função é de dedicação exclusiva, não sendo permitido o exercício de outra função pública. Os eleitos terão a possibilidade de reeleição.

Os eleitos terão a missão ampla de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Os conselheiros precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.