Educação

IFMA promove atividade sobre linguagem de sinal

O evento reuniu palestrantes e a comunidade escolar.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto:Jonas Pereira/Agência Senado)

AÇAILÂNDIA - A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um sistema linguístico de natureza visual-motora usado para a comunicação e expressão das comunidades de pessoas surdas do Brasil. O campus do IFMA de Açailândia promoveu uma programação envolvendo a comunidade escolar e a comunidade surda do município. As atividades fizeram parte do Dia Nacional de Libras.

O evento contou com palestra, oficinas, apresentações artísticas e exposição de material didático-pedagógico voltado ao aluno com deficiência auditiva.

Para os docentes e técnicos ligados ao ensino, a programação contou com um plantão de dúvidas e troca de experiências sobre práticas educativas de inclusão com Rosilda Oliveira Pereira, conhecida no município por seu trabalho com pessoas com necessidades educacionais específicas, e uma palestra "Libras: 13 anos de desafios e conquistas" proferida pela professora Adriana Santos, do campus Imperatriz.

Segundo Karina Cardoso, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), "o momento é muito importante para toda a comunidade escolar, pois é uma forma de contribuir para a difusão da Libras como meio de comunicação oficial entre ouvintes e surdos, e no contexto escolar do campus, torna-se mais relevante ainda pela presença de dois alunos com deficiência auditiva", ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.