Audiência

MP participa de audiência sobre transporte público

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

AÇAILÂNDIA - A promotora de justiça Camila Gaspar Leite, da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia, participou, na última segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores, de audiência pública que tratou do transporte público no município, localizado a 536 km de São Luís.

A reunião foi motivada pela paralisação das atividades da única empresa detentora da concessão para a prestação do serviço na cidade e pela falta de interesse de outras companhias de transporte de participar da licitação posteriormente aberta pela prefeitura. As empresas alegam que não obtêm lucro com o serviço.

Na audiência, a promotora de justiça afirmou que o Ministério Público defende o direito da população ao transporte público e que existe uma concorrência desigual no setor em Açailândia causada pelos táxis-lotação. "Ao contrário dos coletivos, este tipo de transporte não precisa arcar com a gratuidade da passagem para idosos e com a meia passagem para estudantes", lembrou.

Camila Gaspar igualmente explicou que, pela legislação, o serviço de táxi é individual e não coletivo, por isso, o táxi-lotação, mesmo regulamentado em Açailândia, é irregular, porque não está previsto na lei federal que trata do assunto. "O município deve obedecer as diretrizes estabelecidas pela União", completou.

A promotora de justiça enfatizou ainda que, se não houver acordo por meio do diálogo para garantir o direito da população ao transporte público, será necessário o ajuizamento de ação de inconstitucionalidade contra a lei municipal que permite os táxis-lotação em Açailândia.

Além do MP-MA, participaram da audiência pública representantes do Legislativo e Executivo municipais, sindicatos, entidades estudantis, Polícia Militar etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.