Agricultura

Aged e Cooperativa do Pará reúnem sojicultores de Açailândia

O encontro foi para discutir o plantio de soja realizado no Assentamento 50 Bis.

Divulgação / Assessoria Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

AÇAILÂNDIA – A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da regional em Açailândia, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial de Dom Eliseu (PA), promoveu uma reunião técnica sobre o plantio de soja realizado no Assentamento 50 Bis. A ação contou com a presença de diversos sojicultores atendidos pela cooperativa.

Durante a reunião foram abordados temas como o uso correto e seguro de agrotóxicos, destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, armazenamento, cadastramento de unidades produtivas de soja e importância do vazio sanitário.

"Esta parceria entre setor público e privado é de suma importância, principalmente, nos quesitos de segurança e saúde do aplicador de agrotóxicos e preservação ambiental, não esquecendo também do cumprimento das medidas legislativas estabelecidas para o cultivo da soja, como o respeito ao vazio sanitário para a ferrugem asiática", afirmou o fiscal agropecuário, Josué Mendes Neto.

A produção de soja no assentamento é realizada em forma de parceria, onde os insumos (agrotóxicos, adubos, corretivos e sementes) e a assistência técnica são fornecidos pela cooperativa e os produtores realizam as operações de preparo de solo, semeadura e colheita.

Segundo Bárbara Rebeca, engenheira agrônoma da cooperativa, até o momento não foi constatado nenhum foco da ferrugem asiática da soja na região. "Temos em torno de quatorze sojicultores assistidos pela cooperativa na região de Açailândia e faremos com que todos atendam ao vazio sanitário da Aged", garantiu.

No Maranhão o Vazio Sanitário é dividido por etapas. A primeira com início em 1º de agosto a 30 de setembro, e a segunda de 15 de setembro a 15 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.