Agricultura

Aged cadastra produtores de soja na regional de Açailândia

Onze propriedades já foram fiscalizadas em uma área de plantio estimada em 8.000 hec.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

AÇAILÂNDIA – Fiscais do escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), em Açailândia, deram início ao cadastramento de Unidades Produtivas de Soja, em cumprimento à Portaria Estadual n° 638/2011, que estabelece critérios para esse cultivo.

Segundo o fiscal estadual agropecuário Josué Mendes Neto, foram fiscalizadas, até o momento, onze propriedades nos municípios de Açailândia e Itinga, em uma área de plantio estimada em 8.000 hectares.

"Verificamos nestas fiscalizações que a maioria dos produtores na verdade são pecuaristas e estão apostando nesta nova atividade em virtude do potencial do solo e clima da região e da proximidade de municípios do Pará como, Dom Eliseu e Ulianópolis, que já possuem tradição no cultivo de grãos e grandes armazéns", explicou Josué Mendes.

Durante o cadastramento, foram levantados dados de cultivares de soja a serem plantadas, área plantada de cada cultivar, densidade de plantio, georeferenciamento e estimativa de produtividade. Na visita às propriedades também foi enfatizado aos produtores sobre a utilização, armazenamento e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos.

A previsão é de que o Maranhão colha 1,8 milhão de toneladas de soja na safra 2013/2014, um crescimento de 9,5% em relação à safra anterior. Nos últimos 10 anos, o aumento da produção de soja dobrou no Maranhão. Em 2003/2004 foram colhidas 750 mil toneladas do grão, numa área de aproximadamente 305 mil hectares, com uma produtividade média de 2.459 quilos por hectare. Atualmente, essa produtividade atinge 2.971 quilos, numa área de plantio estimada em 621.200 hectares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.