Timon

Ministério Público propõe ação contra gestores de Timon

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO LUÍS - A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timon ajuizou, em setembro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra dez pessoas, entre gestores e ex-gestores do município. De acordo com o Ministério Público, eles estão envolvidos no desvio de recursos públicos. Ao todo, R$ 1.696.119,95 foram descontados da remuneração dos funcionários municipais, no período de 2005 a 2008, mas o valor nunca foi repassado para o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Timon (RPPS), como prevê a Constituição Federal. Ajuizou a ação a promotora de Justiça Selma Regina Souza Martins.

Segundo a Promotoria, estão envolvidos no desvio a prefeita de Timon, Maria do Socorro Almeida Waquim; o ex-presidente da Câmara Municipal, Edivar de Jesus Ribeiro; o secretário municipal de administração e recursos humanos, Magno Pires Alves Filho; a secretária municipal de educação, Suely Almeida Mendes; o ex-secretário municipal de saúde, Itamar Barbosa de Sousa; o secretário municipal de saúde, Raimundo Neiva Moreira Neto; a ex-secretária municipal de desenvolvimento econômico e social, Amélia de Sousa Leitão; a ex-secretária municipal de finanças e gestora financeira do Serviço Autônomo de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Maria Josefina de Sousa Andrade; e os ex-presidentes do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Timon (IPMT), João Peruhype Lima de Sousa e José William Lima de Sousa. O instituto é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Município (RPPS). A irregularidade foi constatada por uma auditoria realizada pelo Ministério da Previdência Social.

Como medida liminar, o Ministério Público do Maranhão requer a condenação dos demandados à realização, com regularidade, dos repasses aos cofres do IPMT. Também foi pedida a retenção judicial de recursos municipais - inclusive do Fundo de Participação do Município (FPM) - suficientes para a realização com regularidade das contribuições descontadas dos servidores e devidas pela administração. A Promotoria pleiteia, ainda, a indisponibilidade provisória dos bens dos envolvidos para garantir o pagamento da dívida.

Caso sejam condenados pela Justiça por ato de improbidade administrativa, estão previstas as seguintes sanções aos réus: suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor devido, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, entre outras penalidades.

As informações são do Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.