Influenza

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no Maranhão

Meta é vacinar 2.393.971 pessoas que fazem parte do público-alvo; vacinação segue até dia 9 de junho.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
As doses da vacina podem ser tomadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas nos municípios maranhenses.
As doses da vacina podem ser tomadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas nos municípios maranhenses. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Começa nesta segunda-feira (12) e segue até dia 9 de junho a Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza) em todo o Maranhão. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a meta é vacinar 2.393.971 pessoas que fazem parte do público-alvo.

Leia também:

Idosos de 64 e 63 anos já cadastrados vacinam de hoje (12) até quinta-feira; veja a ordem

Ainda segundo a SES, a previsão é que o Maranhão receba aproximadamente 2,4 milhões de doses. Neste ano, o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas e estipulou como meta vacinar até 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários.

O Ministério da Saúde diz que a vacinação contra a gripe é importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, prevenindo o surgimento de compilações ocasionadas pela doença, óbitos e internações.

Etapas

1ª etapa - 12 de abril a 10 de maio

Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

2ª etapa - 11 de maio a 8 de junho

Idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas pública e privadas;

3ª etapa - 9 de junho a 9 de julho

Pessoas portadoras de comorbidades, deficientes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Locais de vacinação

As doses da vacina podem ser tomadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas nos municípios maranhenses.

Vacina da gripe e Covid-19, podem ser tomadas juntas?

A resposta é não. Mesmo a vacinação contra a gripe ocorrer ao mesmo tempo da contra a Covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente.

A orientação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo de 14 dias entre elas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.