Em São Luís

Semurh disponibiliza consulta de processos em sistema on-line

No portal on-line, o cidadão pode verificar, em tempo real, a tramitação de processos, entre eles, a solicitação de Habite-se, alvarás, certidões, licenças, entre outros.

Divulgação/Semurh

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Para realizar a consulta on-line, o interessado deve acessar o Portal da Semurh.
Para realizar a consulta on-line, o interessado deve acessar o Portal da Semurh. (Foto: Divulgação/Semurh )

SÃO LUÍS - O acompanhamento e a consulta de processos que tramitam na Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) agora podem ser feitos de forma remota pela plataforma on-line disponibilizada pela Prefeitura de São Luís.

Segundo a Semurh, além de facilitar o acesso à informação, a utilização da ferramenta visa gerar maior fluidez na prestação do serviço e colaborar, também, para o distanciamento social, medida essencial para combater a propagação da Covid na capital.

O sistema utilizado é o E-Doc, um portal on-line onde o cidadão pode verificar, em tempo real, a tramitação de processos, entre eles, a solicitação de Habite-se, alvarás, certidões, licenças, abertos a partir de 2020, sem precisar se deslocar à Central de Atendimento da secretaria, como ocorria anteriormente.

De acordo com o titular da Semurh, Bruno Costa, esse é o primeiro passo para um projeto de digitalização que pretende disponibilizar a maior parte dos serviços em plataformas virtuais.

Bruno Costa desta que a consulta on-line “representa um grande avanço que tem a população como principal beneficiada. Nossa expectativa é reduzir, gradativamente, este tipo de atendimento na modalidade presencial. Pretendemos intensificar, ao longo da gestão, a disponibilização de outros serviços on-line, prezando pela transparência e qualidade em benefício do cidadão”.

Para realizar a consulta on-line, o interessado deve acessar o Portal da Semurh – www.saoluis.ma.gov.br/semurh – selecionar a opção ‘consulta externa/contribuinte’ e inserir o número do processo que deseja acompanhar. A situação atualizada do trâmite será exibida conforme consta no sistema da secretaria.

Processos com consulta on-line:

- Alvará

- Certidão de uso e ocupação do solo

- Liberação de projetos de construção, reforma, ampliação e pequenos serviços

- Licenças para obras e pequenos serviços

- Licença para demolições

- Licença para uso de edificações em terrenos particulares e públicos

- Certidão de habite-se de prédio residencial, comercial e industrial

- Certidão de uso e ocupação do solo

- Liberação de loteamento

- Desmembramento e remembramento

- Aprovação de projetos viários

Saiba Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.