Em São Luís

Semfaz prorroga, para sexta (10), vencimento da 1ª parcela e cota única do IPTU 2020

Diante da alta demanda nos postos e também no site para emissão de boletos, a data de vencimento foi alterada, dando ao contribuinte um maior tempo para emitir e efetuar o pagamento do imposto.

Divulgação/Semfaz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado o lançamento digital do IPTU.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado o lançamento digital do IPTU. (Foto: Maurício Alexandre / Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou o prazo de vencimento da primeira parcela e cota única (com 15% de desconto) do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2020), para a próxima sexta-feira (10).

Diante da alta demanda nos postos e também no site para emissão de boletos, a data de vencimento foi aterada, dando ao contribuinte um maior tempo para emitir e efetuar o pagamento do imposto.

Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado o lançamento digital do IPTU. Para emissão do boleto para pagamento, o contribuinte deve acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br munido da inscrição imobiliária do imóvel, que pode ser recuperada em carnês antigos ou com o CPF do proprietário do imóvel.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de evitar aglomeração de pessoas, a Semfaz disponibilizou o teleatendimento do IPTU que também ficará disponível até o dia 10 de julho, onde o contribuinte pode solicitar a emissão de boletos, verificar isenção, formas de pagamento, impugnação de valores entre outras demandas relacionadas ao imposto.

Os contribuintes que tiverem dúvidas deverão entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, através dos contatos: (98) 99159-2769 / (98) 99162-5674 / (98) 98847-5037 / (98) 99186-3790. Para atendimento presencial, o contribuinte deverá marcar previamente e o atendimento acontecerá na sede da Semfaz, localizada na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a Semfaz registrou uma grande procura nos postos e no site para emissão dos boletos do imposto. "Tivemos muita busca pelo teleatendimento e site. Com isso, e para atendermos aos contribuintes de maneira eficaz e com qualidade, decidimos prolongar o prazo para pagamento com desconto e da primeira parcela do IPTU", afirmou.

Boleto

No site da Semfaz, o cidadão tem acesso ao boleto do IPTU 2020. Na janela com informações sobre IPTU na tela inicial do site, o contribuinte deve clicar no item 'Consulte seu IPTU aqui', tendo em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF vinculado ao cadastro. Na página à qual será direcionado, deve digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em 'Consultar débitos de IPTU'.

Uma barra azul, com o endereço aparecerá. O contribuinte deve clicar e logo todos os débitos referentes ao imóvel aparecerão na tela, então é só selecionar a parcela ou cota única, escolher a data do pagamento e emitir.

Caso o contribuinte tenha dificuldades para emitir o seu boleto, deve entrar em contato imediato com a equipe da Central de Atendimento do IPTU 2020, através dos telefones informados acima.

Pagamento

Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento - caixa eletrônico, ou pelo App do Banco do Brasil. Os boletos também podem ser pagos em caixas eletrônicos do BB, com cartões de outros bancos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.