No Maranhão

DPE oferta atendimento psicológico durante a pandemia de Covid-19

Serão ofertados dez atendimentos por dia com duração até 30 minutos, durante o período vespertino, das 14h às 18h, com intervalo entre os atendimentos.

Divulgação/DPE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08

SÃO LUIS - A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) lançou o projeto “Acolhimento Psicológico: Defensoria em casa com você”. A atividade tem como objetivo realizar acolhimento psicológico de forma a zelar pelo bem-estar e pela saúde mental da população maranhense, de modo a amenizar o sofrimento psíquico e os impactos emocionais durante a pandemia de Covid-19.

Serão ofertados dez atendimentos por dia com duração até 30 minutos, durante o período vespertino, das 14h às 18h, com intervalo entre os atendimentos.

Os interessados, somente pessoas acima de 18 anos, poderão receber atendimento por meio da nova aba “Agendamento Online”, no site da Defensoria Pública ou via Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), ligando para o 129.

Um dos idealizadores do projeto, o subdefensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, explicou que além do sentimento de medo e ansiedade que a pandemia provoca, existem também impactos psicológicos e emocionais decorrentes de uma possível quarentena. Por isso, a importância desta iniciativa.

“Tendo em vista o cenário mundial de pandemia de COVID-19, no qual nos deparamos atualmente, e levando em consideração as implicações e recomendações dos órgãos de saúde e das autoridades civis de isolamento social e interrupção do convívio social, buscamos uma alternativa para ofertar à população maranhense um acolhimento psicológico de forma voluntária e on-line seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia”, destacou o subdefensor.

Como agendar o atendimento?

- Acesse https://defensoria.ma.def.br/agendamento

- Clique no botão "CADASTRAR" e informe seu CPF e data de nascimento.

- Caso o usuário já tenha tido algum atendimento na DPE anteriormente, o sistema vai verificar o cadastro. Caso encontrado, será enviado um e-mail e/ou SMS para o usuário com um código de verificação. O usuário deverá realizar a atualização cadastral e depois disso, poderá acessar o sistema normalmente.

- Se o usuário nunca recebeu assistência da Defensoria, o sistema o encaminhará diretamente ao formulário de cadastro. Ao fim, o usuário deverá criar uma senha e poderá acessar o sistema.

- Ao acessar o sistema utilizando CPF e senha cadastrados, clique no card "Agende Aqui".

- Confirme o Polo e Área de atendimento e defina o campo Turno para TARDE.

- O sistema mostrará no calendário os dias disponíveis para o agendamento. Os verdes são os dias com vagas disponíveis. Para escolher um dia, basta somente clicar sobre a data desejada e clicar sobre o botão "Agendar".

- Será solicitada a confirmação do dia e turno.

- Ou ainda ligar para o CRC, discando 129


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.