Imunização

Sarampo: postos de saúde de SL abrem neste sábado (15), no Dia D de vacinação

Além dos postos de saúde, unidades volantes nos shoppings também serão montados para imunizar o público-alvo da campanha.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal.
O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove neste sábado (15), o Dia D contra o sarampo. Os postos de saúde da capital maranhense ficarão abertos das 8h às 12h, com a mobilização de profissionais para receber o público-alvo (pessoas entre 5 e 19 anos de idade). Também estarão abertos, das 15h às 19h, as unidades volantes nos shoppings Rio Anil (no Piso L2) São Luís (no Jaracati) e no Shopping da Ilha (Maranhão Novo).

Saiba mais:

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Ministério da Saúde lança campanha contra sarampo​

Maranhão não atinge meta mínima de cobertura vacinal contra sarampo, diz ministério​

A Semus informa ainda que, após o Dia D, a vacina permanecerá disponível até o fim da primeira etapa da campanha, prevista para ser finalizada no dia 13 de março deste ano. “O público-alvo da campanha deve comparecer às salas de vacina levando a caderneta para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, quando necessário”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde (MS), devem receber as doses nesta etapa da campanha, iniciada no dia 10 deste mês, pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A aplicação das doses é feita, neste caso, de forma seletiva, com base no MS e com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

No ano passado, durante uma das etapas da campanha contra o sarampo (no segundo semestre), mais de 12.900 pessoas foram protegidas. A Semus reforça que no mês de agosto deste ano está prevista a segunda etapa da campanha contra a doença, para as pessoas entre 30 e 59 anos de idade.

O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal. De acordo com o MS, sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra próximo de outro indivíduo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.