Serviço gratuito

Plantão psicológico oferecido pela UFMA funcionará duas vezes por semana

A ampliação do serviço foi motivada pelo crescimento da demanda nos últimos meses.

Imirante.com, com informações da DPE/MA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Os atendimentos clínicos de urgência psicológica são realizados por psicólogos voluntários do projeto.
Os atendimentos clínicos de urgência psicológica são realizados por psicólogos voluntários do projeto. (Foto: divulgação )

SÃO LUÍS - O Plantão Psicológico disponibilizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que já ocorre às terças-feiras, das 8h às 11h30, será oferecido também às quintas-feiras, no mesmo horário, a partir desta semana. O crescimento da demanda, observado nos últimos seis meses, motivou a ampliação do serviço gratuito, oferecido através de uma parceria entre a Ufma e a DPE/MA.

A iniciativa integra o projeto de extensão universitária “Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia”, implantado no âmbito da UFMA desde setembro de 2017, e cujas atividades foram expandidas com a colaboração da DPE/MA, que abraçou a causa em janeiro de 2018.

Os atendimentos clínicos de urgência psicológica são realizados por psicólogos voluntários do projeto e estudantes extensionistas do curso de Psicologia da Ufma, sob a supervisão técnica do psicólogo Edson Bezerra e da coordenadora do projeto, a professora Cláudia Aline Monteiro.

O defensor-geral Alberto Pessoa Bastos disse que recebeu os resultados positivos do Plantão Psicológico. “Como um espaço democrático, estamos abertos a parcerias que agreguem valor ao serviço já desempenhado pela Defensoria estadual”, destacou, parabenizando a equipe envolvida.

A professora Cláudia Aline Monteiro lembrou que o plantão psicológico fica à disposição das pessoas que buscarem espontaneamente o serviço. Não é necessário agendamento. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada.

Ela esclareceu que está finalizando um relatório com um balanço das atividades realizadas desde a implantação do serviço na DPE, há cerca de 1 ano e meio. Mas adiantou que em 2018 o plantão recebia, em média, 4 pessoas por semana. Já em 2019, houve um aumento progressivo da demanda, chegando a realizar 10 atendimentos em uma manhã, quando a Defensoria conseguia disponibilizar mais de uma sala.

Além dos atendimentos individuais, Cláudia Monteiro revelou que muitas famílias buscam o Plantão Psicológico, em geral com demandas envolvendo crianças e adolescentes. No local, as pessoas atendidas são acolhidas por uma equipe de recepção e, em um espaço reservado, é realizada uma escuta qualificada por um plantonista. Caso haja necessidade, a pessoa recebe informações acerca dos serviços e unidades de referência que integram à rede de atenção à saúde mental e à cidadania em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.