Evento

Ocorre em SL o seminário sobre altas habilidades superdotação

O evento ocorre nesta sexta-feira (16), a partir da 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Roque.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11

SÃO LUÍS - O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S “Joãosinho Trinta” constitui um serviço de apoio ao sistema de ensino e compõe o conjunto de programas de políticas públicas inclusivas que atende à demanda de estudantes com características comportamentais em altas habilidades/ superdotação.

O evento ocorre nesta sexta-feira (16), a partir da 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Roque.

O Núcleo tem como objetivo promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades /superdotação matriculados nas escolas públicas da rede estadual de ensino e possibilitar o aprimoramento de suas potencialidades e talentos, bem como, disseminar na comunidade escolar conhecimentos específicos sobre este público-alvo da Educação Especial.

Assim, desenvolver talentos é, segundo o MEC/SECADI, ao mesmo tempo, um investimento social e uma responsabilidade coletiva. É preciso dar parcelas de contribuições para identificar esses talentos, ainda em fase escolar, proporcionar estimulação, enriquecimento e autoconhecimento. Isso implica contribuir para o desenvolvimento de potencialidades emergentes e de novas habilidades requeridas pela sociedade atual e futura. As questões pedagógicas inerentes às pessoas com características comportamentais em altas habilidades/Superdotação são de responsabilidade de todo o conjunto que compõe a estrutura educacional da esfera da unidade federativa ao qual o estudante faz parte.

Desde a sua Fundação em 26 de dezembro de 2006, o NAAH/S MA “ Joãosinho Trinta” vem oportunizando aos estudantes, atendimentos dentro de suas áreas de conhecimento especificas. Conta hoje com 177 alunos, distribuídos em 10 grupos de Enriquecimentos que são:

Musicalidade;

Geo-história;

Literatura e Poesia;

Linguagem;

Matemática / xadrez;

Psicomotricidade/Futsal;

Vivenciando as Artes Visuais;

Dança;

Artes cênicas;

Biologia.

Diante do exposto, o NAAH/S ‘’ JOÃOSINHO TRINTA’’ realizou o II SEMINÁRIO MARANHENSE DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, com competência e repercussão nacional, sendo destaque nas mídias e com grande aceitação pelo público em geral. O evento contou com apresentações culturais do coral e musical sobre a vida do nosso homenageado Joãosinho Trinta. As apresentações foram aclamadas pelo público do seminário.

Devido ao grande sucesso do II SEMINÁRIO MARANHENSE DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, desejamos realizar em 2019 o terceiro com a mesma qualidade e alcance ao público em geral, para tal atividade. A parceria com a SEDUC é primordial com estrutura pedagógica e administrativa compromissada com a educação como um todo, principalmente nosso público alvo que são os estudantes talentosos da rede pública de ensino seja do ensino fundamental, ensino médio ou universitários. Os estudantes com características comportamentais em Altas Habilidades/Superdotação ainda se encontram invisíveis aos olhos da sociedade e temos a responsabilidade de mudar esse cenário. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S “Joãosinho Trinta” já é destaque nacional devido suas conquistas (sede própria; reforma; professores qualificados; formações para professores da rede pública estadual; alunos atendidos (177).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.