Black Swan

Abertas inscrições para concorrer a programa de residentes

Edital, aberto até o dia 28 de julho, vai selecionar sete projetos de negócio.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Black Swan.
Black Swan. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - A Creative Pack lançou edital que vai selecionar projetos para a Turma 2 do Programa de Residentes do centro de inovação Black Swan. As startups selecionadas aderem ao método Howl, que visa agregar valor aos novos projetos de negócio nos quatro momentos do processo de inovação -- Mindset-Up, Project-Up, Start-Up e Scale-Up.

Veja também:

São Luís ganha espaço de inovação e tecnologia para startups

Conheça app que treina colaboradores de empresas por meio da gamificação

Para a Turma 2, podem ser aprovados até 5 projetos em fase de Project-Up e até 2 projetos em Start-Up. As inscrições e demais informações estão disponíveis no site creativepack.org.

O Programa de Residentes do centro de inovação Black Swan é uma forma de apoiar projetos inovadores em São Luís, com acompanhamento e mentorias da Creative Pack durante o desenvolvimento do negócio. A adesão ao programa possibilita o acesso às áreas de trabalho dentro de um período pré-estabelecido.

“O trabalho com a Turma 1 deu o indicativo de como realmente pode acontecer a inovação, é sempre um aprendizado”, declara Junior Mateus, diretor executivo do Black Swan. “Agora saímos da fase inicial e, com a Turma 2, vamos entregar resultados ainda melhores. Esperamos que todas as equipes que passem pelo Black Swan se engajem na jornada e alcancem grandes resultados”.

As equipes com projetos selecionados serão beneficiadas com 44 horas semanais de ocupação no espaço, acompanhamento quinzenal de métricas, mentorias específicas, acesso a workshops e eventos de comunidades, além de um contato direto com a rede de mentores da Creative Pack.

“Vamos ajudá-los a organizar tudo o que sabem sobre negócios e, a partir daí, começamos a medir potenciais de crescimento, entendendo o que dá errado, fazendo as devidas correções e aplicando o que dá certo”, assegura João Silva, diretor de inovação do Black Swan e diretor executivo da Creative Pack. “Ao fim do programa de 6 meses, esperamos que essas empresas que estão nascendo tenham bom desempenho e possam crescer exponencialmente”.

Para concorrer a uma vaga em Project-Up, podem ser submetidos projetos de equipes interdisciplinares com no mínimo três integrantes e no máximo cinco, podendo ser pessoa física ou jurídica. Em Start-Up, podem se inscrever apenas empresas, também com o mínimo de três integrantes na equipe e o máximo de cinco.

“Aqui dentro buscamos desafiar os residentes, tirá-los da zona de conforto”, alerta Gabriela Mercedes, chefe de operação do Black Swan. “Os residentes são protagonistas, atuando na troca de conhecimentos e habilidades, tanto entre si, como com todo o ecossistema e comunidade local. Assim, o Black Swan não proporciona só um espaço de trabalho, o nosso objetivo é desenvolver pessoas e garantir que elas alcancem máximo desempenho pessoal e profissional”.

Independente da vaga, os projetos precisam ser inovadores e aplicáveis no mercado. Os componentes da equipe precisam, ainda, comprovar experiência.

Sobre a Creative Pack

A Creative Pack é uma plataforma de inovação com foco em gerar resultados, a partir da conexão entre pessoas, empresas, pequenos empreendedores e/ou universidades. Dessa forma, busca-se entender quais os papéis de cada um desses atores e qual é a sua dinâmica, no que se refere ao ambiente inovador.

Empresa responsável pela gestão e operação do centro de inovação Black Swan, a Creative Pack propõe uma Jornada de Inovação que explora conceitos, valores, processos internos, competências e recursos humanos, a fim de minimizar possíveis falhas prejudiciais à performance de um negócio. A jornada completa, portanto, compreende o método Howl -- as quatro etapas do método são os momentos de Mindset Up, Project Up, Start-Up e Scale Up, podendo chegar a uma jornada completa que leva dois anos.

Sobre o Black Swan

O Black Swan é o maior centro de inovação aberta, de iniciativa privada, do norte-nordeste. O espaço, inaugurado em dezembro de 2018, promove um ambiente de trabalho propício à inovação, onde residem, até então, as equipes de quatro startups, dentro do Programa de Residentes, e quatro squads de inovação do Grupo Mateus, principal mantenedor do espaço.

O nome Black Swan é inspirado nos fundamentos de Nassim Taleb, autor do livro “A lógica do Cisne Negro” (2007), que se propôs a estudar a natureza de acontecimentos imprevisíveis e inesperados, capazes de causar um grande impacto.

Programa de Residentes -- Turma 1 (2019.1). O primeiro edital para o para o programa, lançado em janeiro de 2019, selecionou três startups em fase de Project-Up e duas em fase de Start-Up. O Demoday, atividade de graduação da primeira turma, acontece ao final de julho, celebrando o fim de uma etapa dentro da jornada de inovação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.