Negócios

Salão do Turismo vai movimentar setor em novembro

O Salão acontece paralelo a segunda edição da Expoindústria.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Na programação voltada para a área de artesanato estão previstas a realização de oficinas e cursos
Na programação voltada para a área de artesanato estão previstas a realização de oficinas e cursos (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A capital maranhense se prepara para receber, entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, o Salão de Turismo do Maranhão. A realização é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante a Salão, investidores e empresários da área de turismo, acadêmicos, professores, pesquisadores e o público em geral terão acesso, em um só espaço, as atividades turísticas que acontecem no Maranhão. Participam representantes dos dez polos turísticos maranhenses: São Luís, Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, Delta das Américas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munin, Amazônia Maranhense e Serras, Guajajara, Timbira e Canela.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O Salão acontece paralelo a segunda edição da Expoindústria, espaço onde serão realizadas vivências na área de Turismo de Experiência e destinos turísticos inteligentes. O Turismo de Experiência já é uma realidade no Maranhão. Em São Luís, alguns roteiros foram idealizados dentro desse conceito de vivência que inclui alternativas ao turista para interagir e envolver-se numa experiência mais emocional com o lugar. O visitante é motivado a assimilar aprendizados mais próximos das comunidades locais.

Dentro da concepção de vivências, vai ser apresentado um espaço de realidade virtual no qual o público poderá ter experiências com elementos que simbolizam os três principais destinos turísticos maranhenses: São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edilson Baldez das Neves informou que o salão foi pensado para que o visitante tenha uma experiência próxima ao que é percebido no destino real referente aos dez polos turísticos do estado. “Temos belezas peculiares, roteiros indutores conhecidos e outros nem tanto. O Salão, além de discutir temas importantes para o desenvolvimento do setor no nosso estado, busca também divulgar as nossas riquezas e belezas naturais”, aponta comentando que vários recursos serão utilizados para favorecer as vivências durante a realização do evento.

Na programação voltada para a área de artesanato estão previstas a realização de oficinas, cursos, seminários e palestras com enfoque na gastronomia, atendimento ao cliente, economia criativa, impacto da tecnologia e inovação no mercado turístico, destinos inteligentes, Online Travel Agencies (OTA’s), dentre outras temáticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no Maranhão, sendo realizadas pelo Sebrae e parceiros institucionais.

Artesanato

O artesanato maranhense terá espaço privilegiado no salão. Estarão presentes 12 artesãos com itens produzidos com fibra de buriti da Região dos Lençóis Maranhenses, bordados de São João dos Patos, rendas confeccionadas na Raposa, azulejaria, adereços bordados com miçangas e canutilhos de São Luís e artesanato em cerâmica produzido em São Luís e São José de Ribamar.

“Vamos montar um espaço no Salão para atrair os mais diversos públicos. Desde aqueles que buscam utensílios decorativos, acessórios aos que preferem lindas peças feitas pelas mãos de uma rendeira”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato, Viviane de Jesus.

Regionalização

Dentro da programação do Salão será realizado o primeiro Encontro Maranhense de Regionalização. O encontro vai acontecer no dia 9 de Novembro, das 14 às 19h, no Auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

No Encontro serão ministradas palestras sobre os Desafios da Regionalização, Balanço das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e a plenária com os representantes dos municípios para construção do desenvolvimento estratégico dos Polos.

O evento terá participação dos 56 gestores e secretários municipais de turismo que fazem parte dos 10 polos turísticos maranhenses, além do trade local, estudantes de Turismo e Hotelaria das instituições de Ensino Superior e Técnico do Estado irão participar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.