Saúde Bucal

Dentistas voluntários fazem ação social no Bairro de Fátima

Ação marcará as comemorações do Dia Nacional do Check-Up Preventivo “Melhor Idade”.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25

SÃO LUÍS - Neste sábado (25), será comemorado o Dia Nacional do Check-Up Preventivo Melhor Idade. Para marcar a data o Grupo Qualidade em Saúde, que reúne dentistas voluntários em todo o país, promoverá a Campanha Nacional de Prevenção à Saúde Bucal para a Melhor Idade. Em São Luís, a campanha será realizada por meio de uma ação social que beneficiará cerca de 150 idosos, do Bairro de Fátima.

A ação será realizada por vinte e dois dentistas voluntários com os apoios dos oficiais médicos e outros profissionais de saúde da Marinha, Exército e Aeronáutica, dos Acadêmicos de Medicina da UFMA e servidores do Procon.

Das 8h às 11h30, os idosos, além de passarem por exames odontológicos preventivos, poderão assistir a diversas palestras. Entre elas, palestra sobre depressão e problemas da terceira idade e palestras odontológicas relacionando a odontologia com doenças sistêmicas como diabetes, diagnóstico precoce em câncer, reumatismo e demência. O Procon realizará uma palestra alertando sobre os golpes mais comuns que são aplicados em consumidores da terceira idade.

Durante a ação, os idosos também receberão gratuitamente medicamentos após as consultas e poderão participar de atividades culturais e laborais. O objetivo da Campanha é alertar à população idosa sobre a prevenção em saúde bucal contribuindo para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos sessenta anos.

Para atender a uma grande população de idosos que precisam de atenção à saúde bucal o Grupo Qualidade em Saúde, que reúne mais de 700 clínicas odontológicas em todo o Brasil, estenderá a Campanha Nacional Check-up Preventivo Melhor Idade também no mês de abril.

A campanha

A Campanha visa orientar sobre os cuidados necessários para se manter a saúde bucal durante esta fase da vida, além de mostrar sua importância para a saúde do corpo em geral e manutenção da qualidade de vida.

O acompanhamento odontológico para as pessoas com mais de 60 anos é de extrema importância, pois o dentista irá orientar o paciente a respeito de todas as alterações que podem ocorrer em sua saúde bucal e tomar medidas preventivas para evitar futuros problemas.

Doenças bucais não tratadas podem levar a infecções graves e agravar doenças como a diabetes. Um caso divulgado amplamente foi o do ator Luís Gustavo, que teve uma endocardite bacteriana grave (uma doença que acomete o coração) devido a uma infecção na boca.

No dia 25 de março, será realizado o Dia Nacional do Check-up Melhor Idade, onde os dentistas do Grupo Qualidade em Saúde de todo o Brasil e outros profissionais da saúde realizarão ações com palestras de conscientização e exames preventivos, levando à população orientações sobre saúde e qualidade de vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.