Oportunidades

Abertas matrículas para cursos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva pela UNA-SUS

As matrículas ocorrem até o dia 20 de abril de 2017.

Imirante.com, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições para cursos a distância sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, qualificação voltada preferencialmente a médicos de todo o Brasil atuantes na atenção básica do país. Com carga horária de 45 horas, os cursos visam capacitar para o atendimento às mulheres, tanto na fase da gestação, quanto no planejamento reprodutivo. As matrículas podem ser realizadas até o dia 20 de abril de 2017, pelo site da UNA-SUS, com início imediato das atividades.

Para a professora de Saúde Coletiva da UNA-SUS-UFMA, Paola Trindade Garcia, a escolha dos temas atende às necessidades atuais sobre questões relativas à saúde sexual e reprodutiva das mulheres. Paola explica que os profissionais de saúde devem estar atentos ao tema de forma a oferecer atendimento integral e adequado que respeite os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso Saúde Sexual e Reprodutiva I traz conteúdos voltados a diversos temas relacionados à gravidez e ao atendimento das gestantes. É composto por três unidades que abordam tópicos como atenção ao pré-natal, com foco na Rede Cegonha; intercorrências, urgências e emergências na gestação; e atenção ao puerpério. Dessa forma, são tratados assuntos que envolvem organização do processo de trabalho, do serviço de saúde e aspectos do planejamento.

Outros temas abordados no curso estão relacionados ao acompanhamento da gravidez de baixo risco e de suas possíveis variações, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto e questões legais relacionadas à gestação, ao nascimento e ao puerpério.

Também serão trabalhadas síndromes hipertensivas, diabetes mellitus gestacional, toxoplasmose, HIV/sífilis, abortamento, anemias, entre outras intercorrências, além de ações gerais relacionadas à assistência no puerpério e aleitamento materno. A prevenção e controle do zika vírus também serão temas da capacitação.

Outro curso, Saúde Sexual e Reprodutiva II, discute as principais ações voltadas para uma atenção integrada à saúde da mulher. Os temas versam sobre as principais ações ligadas ao planejamento reprodutivo, infertilidade, prevenção e rastreios dos cânceres de colo de útero e de mama. Também são abordadas as ações básicas de prevenção e assistência que devem ser implementadas na atenção integral às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque nas síndromes clínicas (úlceras, corrimentos e verrugas), infecções por HPV, AIDs, hepatites virais e principais condutas recomendadas.

O curso, também, aborda a questão da violência doméstica e sexual, com pontos legais e clínicos que devem ser compartilhados com toda a estratégia voltada para a saúde da família e ao melhor atendimento a pacientes em condições delicadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.