Prazo

TRE: justifique on-line sua ausência nas eleições 2016

Para quem deixou de votar no 1º turno, prazo encerra-se em 1º de dezembro.

Imirante.com, com informações do TRE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS - O eleitor que não votou e não justificou a ausência às urnas nas eleições 2016, seja no 1º ou 2º turno, pode fazê-lo, também, pela internet, pelo sistema Justifica. A outra forma é comparecendo a um cartório eleitoral onde deve preencher requerimento. Para quem deixou de votar no 1º turno, o prazo encerra em 1º de dezembro, e para quem deixou no 2º turno, é 29 de dezembro, isso porque a legislação prevê que o eleitor tem até 60 dias após cada pleito para justificar a ausência.

O procedimento é simples. Basta acessar o site www.tre-ma.jus.br, clicar nas abas eleitor/justificativa eleitoral e preencher nome, número do título eleitoral, data de nascimento, e-mail pessoal e o motivo pelo qual não pôde votar nem justificar o voto no dia da eleição. É obrigatório anexar documento (em JPG ou PDF) como prova da impossibilidade.

Requisitos para a utilização do Justifica

Ser eleitor do Estado da Maranhão;
Identificar-se corretamente (nome completo, número do título eleitoral e data de nascimento);
Indicar e-mail para receber informações do sistema sobre o andamento do pedido de justificativa;
Preencher o campo “justificativa”, informando o motivo da ausência às urnas;
Anexar documento que comprove o motivo pelo qual deixou de votar (ex: atestado médico; comprovante de passagens, etc.). Observação: deve ser encaminhada uma justificativa para cada turno de eleição.

Como o sistema funciona

O sistema envia o requerimento diretamente para o cartório da respectiva zona eleitoral ao qual o eleitor pertence. Encaminhado o Requerimento de Justificativa via Justifica, o eleitor receberá número de protocolo para consultar o andamento do requerimento, com informação do deferimento ou indeferimento pelo juiz eleitoral. O eleitor, também, receberá no endereço de e-mail cadastrado informações sobre o andamento do seu pedido de justificativa. Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, ligue para 0800 098 5000, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.