Mudança

IFMA altera data da prova do Processo Seletivo 2017

Agora, a prova ocorrerá no dia 8 de janeiro de 2017.

Divulgação/IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Ao todo, estão sendo ofertadas 5.980 vagas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 5.980 vagas. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS - A prova do Processo Seletivo 2017 aos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem uma nova data de aplicação: 8 de janeiro de 2017. A mudança foi em razão do calendário de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que não fizeram a prova no último fim de semana.

A data anterior (4 de dezembro de 2016) coincide com a aplicação do Enem. Como alguns campi do IFMA são locais de aplicação do exame, o Instituto decidiu adiar a data do processo seletivo, visando não causar prejuízos aos estudantes.

No último dia 9, a Pró-Reitoria de Ensino divulgou edital de retificação, modificando a data de aplicação do seletivo e outros itens do cronograma, como as datas de divulgação do gabarito, do resultado, das matrículas e da convocação dos excedentes. O resultado final, que seria divulgado no dia 10 de janeiro, agora será divulgado no dia 2 de fevereiro. As demais datas do calendário alteradas podem ser acessadas na página de editais e na página do processo seletivo.

Ao todo, estão sendo ofertadas 5.980 vagas em 37 cursos técnicos distribuídos em 24 cidades. A seleção é para as unidades do IFMA em Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Os cursos serão oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Cursos

O Processo Seletivo 2017 está ofertando os seguintes cursos técnicos: Administração, Agenciamento de Viagem, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Químicas, Aquicultura, Artes Visuais, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comunicação Visual, Cozinha, Design de Móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Florestas, Geoprocessamento, Guia de Turismo Nacional, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo e Gás, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.