Ciclo de Estudos e Inovação

Curso oferece atualização para profissionais do Jornalismo

O Ciclo de Estudos e Inovação ocorre em novembro, na UFMA.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28

SÃO LUÍS - O Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom/UFMA) e o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais (Tecnd) realizam, na segunda quinzena de novembro, o Ciclo de Estudos em Comunicação Digital e Inovação no Jornalismo.

Destinado a profissionais, estudantes avançados e pesquisadores, o curso, dividido em três módulos, oferece vários tópicos sobre as transformações que o ambiente digital vem gerando no ecossistema dos meios de comunicação, em especial nas redações jornalísticas, sendo uma oportunidade de atualização profissional.

No módulo 1 – “Processos, Práticas e Ferramentas do Webjornalismo” com previsão de início para o dia 19 de novembro, serão apresentadas várias ferramentas do Google para otimizar a produção de notícias como Alertas, Trends, Data Explorer, Maps e outras; além de técnicas para a inclusão de novas formas narrativas no conteúdo produzido para a internet tais como mapas, gráficos, timelines, infografia e visualização da dados de forma geral. O módulo 1 será ministrado pelo coordenador do Labcom, professor Márcio Carneiro dos Santos, que tem doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Segundo Márcio, que recentemente lançou o livro “Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção: como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo”, o curso vai destacar a lógica da busca num ambiente de excesso de informação como a internet, tanto na etapa de coleta de dados como no esforço para ser encontrado e estabelecer conexões com a audiência; bem como, novas formas narrativas possíveis para agregar valor ao conteúdo produzido e ainda ferramentas para potencializar fatores como tempo, personalização e nível de engajamento dos usuários.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Serviço

Início Módulo 1: 19 de novembro

Valor: com desconto até 31 de outubro – R$ 160,00. Em novembro, R$ 200 (pagamento via boleto ou parcelado no cartão).

Local: Centro de Ciências Sociais (CCSo/UFMA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.