Nos dias 29 e 30 de setembro

Programa de Pós-Graduação da UFMA lança livro e realiza minicurso

As inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira (29).

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29

SÃO LUÍS - O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA) realiza entre os dias 29 e 30 de setembro, no auditório A do CCH, das 9h às 12h, o minicurso Literatura e Filosofia o lançamento do livro “Filosofia e Literatura: Trechos de um Diálogo Demorado”, um livro de artigos organizado pelos professores Rafael Quevedo e Wandeilson MIranda. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29, na secretaria do PGCult, localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH) – térreo.

Grande parte da tradição Ocidental foi constituída a partir de uma troca fundamental entre Filosofia e Literatura. Porém, sempre houve distensões e aproximações ao longo desse antigo diálogo. Com o objetivo de apresentar sucintamente alguns elementos que implicam na relação entre filosofia e literatura, o minicurso visa tratar de alguns temas que demonstram como essa aproximação é profundamente fértil e complexa.

O minicurso é aberto ao público, com o investimento de R$ 20 e certificado de 10 horas. A inscrição dá direito ao livro que será lançado ao longo da programação. Para mais informações, pelos telefones (98) 3272-8387 / 8389, pelo e-mail pgcult.secretaria@gmail.com ou ainda pelo site www.pgcult.ufma.br.

Veja a programação

Dia 29 de setembro 9h -12h – Mediação: Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa

- Rita de Cássia Oliveira (Profª Drª UFMA): A visada hermenêutica em Ricoeur e a polifonia presente em O Guesa, de Sousândrade

- Wellington Lima Amorim (Prof. Dr. UFMA): Sade e a história de Juliete: o empoderamento feminino diante do kantismocomplacente

- Wandeílson Miranda (Prof. Dr. UFMA): Hölderlin entre filosofia e tragédia

Dia 30 de setembro 9h – 12h - Mediação Prof. Dr. Rafael Quevedo

- Luciano Façanha (Prof. Dr. UFMA): Sobre a filosofia e literatura no séc. XVIII,

- José Neres (Prof. Me UFMA): Poesofia: reflexões e digressões sobre poesia maranhense

- Lançamento do Livro Trechos de um Diálogo demorado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.