Volutariado

Dia C no Maranhão oferecerá serviços gratuitos à comunidade

Dia de Cooperar ocorre neste sábado (2) na Praça Deodoro, em São Luís.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Nesta edição do evento, a população também poderá desfrutar de atendimento psicológico, aferição de Pressão Arterial, testes de glicemia, consultas oftalmológicas, ainda recreação infantil e um espaço de embelezamento.
Nesta edição do evento, a população também poderá desfrutar de atendimento psicológico, aferição de Pressão Arterial, testes de glicemia, consultas oftalmológicas, ainda recreação infantil e um espaço de embelezamento. (Foto: Divulgação/Alessandro Cardeck)

SÃO LUÍS – Neste sábado (2) ocorre o Dia de Cooperar, também chamado Dia C. O evento é uma iniciativa das cooperativas do Maranhão, as quais se reunirão na praça Deodoro, em São Luís, para oferecer serviços como exames médicos, apresentações artísticas e atividades lúdicas para a comunidade gratuitamente.

Esta é a segunda vez que as cooperativas maranhenses participam do Dia de Cooperar. Nesta edição do evento, a população também poderá desfrutar de atendimento psicológico, aferição de Pressão Arterial, testes de glicemia, consultas oftalmológicas, ainda recreação infantil e um espaço de embelezamento.

Para o diretor executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Maranhão (OCB-MA), Marlon Aguiar, as cooperativas exercem o papel de promotoras do desenvolvimento econômico e social, e contribuem para a conscientização da população sobre a importância de se formar uma sociedade mais participativa e inclusiva. “O Dia C pretende divulgar para milhões de brasileiros o sistema cooperativista, cuja essência é a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com equilíbrio de diversas forças sociais.”, ressalta.

Este ano, participam do Dia C as cooperativas Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Oeste Maranhense (Credima), Sicoob Centro Leste, Cooperativa de Trabalho, Educação e Gestão do Maranhão (Cootraprovema), Cooperativa de Turismo e Lazer dos Propagandistas Vendedores do Estado do Maranhão (Cooptuprovema) somando, ainda, com projetos de prevenção de doenças bucais, música na escola e educação cooperativista. As ações do Dia C beneficiarão também os municípios de Açailândia, Grajaú e Imperatriz.

Todo dia é dia de cooperar

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.