Inscrições para cursos de idiomas terá início na próxima segunda (17)

Imirante.com, com informações de Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), abrirá, na segunda (17) e terça-feira (18), as inscrições para cursos de idiomas voltados a jovens de baixa renda e alunos da rede pública de ensino do Estado.

Os interessados em participar do processo deverão se dirigir ao Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA), localizado na Unidade Integrada Raimundo Correia, na Rua Rio Branco – Centro, nos dias 17 e 18, portando cópias do RG e CPF; Foto 3x4; Declaração de vínculo regular ou conclusão do ensino médio em escola pública; além do valor de R$ 75,00, referente ao custo dos materiais didáticos, e que será pago no ato da matrícula.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas 750 vagas para o curso de língua inglesa, com duração de três anos e 360h de carga horária. O projeto prevê ainda a oferta posterior de outras línguas como espanhol, alemão e mandarim.

Metodologia e Avaliações

O curso será dividido em seis módulos, com 60h por semestre, cada, totalizando 360h em três anos. Concluída esta carga-horária, o aluno receberá certificado de conclusão de curso de língua estrangeira emitido pela Ufma, de valor igual àqueles obtidos nos cursos de língua convencionais.

Com as modalidades de inglês básico, médio e avançado, as aulas serão ministradas uma vez por semana com turmas de 25 alunos, distribuídos em três salas de aula, atendendo a 150 alunos dia, nos turnos vespertino e noturno. Os instrutores serão estagiários do curso de letras, que serão selecionados pela Ufma.

A metodologia adotada no projeto terá como foco principal a abordagem comunicativa, abrangendo as quatro habilidades linguísticas: compreensão auditiva, fala, escrita e leitura. A comunicação oral será a atividade predominante durante as aulas, favorecendo a melhor internalização das estruturas linguísticas.

Para aprovação, os alunos deverão ter, no mínimo, 75% de presença e desempenho satisfatório nas atividades em sala de aula e nas avaliações, que contarão com provas orais e escritas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.